Notícias
Seap parabeniza a Força Tática Penitenciária por seus 10 anos de missão
O Secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), João Alves de Albuquerque, parabeniza hoje os policiais penais que integram a Força Tática Penitenciária (FTPEN), que comemora seus 10 anos de missão. O grupo de escolta da Paraíba entrou em atividade no dia 04 abril de 2013 e foi instituído como Força Tática Penitenciária – FTPEN em julho do mesmo ano. "Sei do compromisso, do profissionalismo de cada um dos senhores e das senhoras da FTPEN, equipe que se capacita e no dia a dia realiza suas missões com segurança e eficácia. Deus proteja a todos e todas".
Com a necessidade de normatizar e regular a coordenação de atividades relacionadas à segurança penitenciária, no âmbito da Gerencia Executiva do Sistema Penitenciário – GESIPE e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – SEAP, cujo cenário de proteção pública exige uma qualificação dos órgãos que compõem o Sistema Penitenciário do Estado –SISPEN, criou-se a Força Tática Penitenciária da Paraíba.
A FTPEN é composta por servidores do quadro efetivo do SEAP, tendo os Policias Penais André Cirilo como Coordenador Geral, Manasses Barbosa como Coordenador Operacional e Dickson de Lucena como Administrativo na gestão da equipe. Todos os operacionais são qualificados em Curso Técnico Operacional de Escolta e Recaptura, e submetidos a uma contínua formação através de treinamentos periódicos de cunho físico, técnico e teórico, além de atuar como formadores em treinamentos e capacitações aos policiais penais da Paraíba e outras instituições que compõe os órgãos da segurança pública.
Em 2022, integrantes da equipe operacional foram formados no Curso de Operações Especiais da Policia Penal – COE PP, os quais passaram por um intenso treinamento, disponibilizados pela EGEPEN/SEAP/PMPB. Destacamos o Coordenador Geral, André Cirilo, como um dos concluintes. Desde 2018 os operacionais da FTPEN compõe a FTIP (Força Tarefa de Intervenção Penitenciária), realizando missões de intervenção federal em todo o território nacional.
Na Coordenação Geral podemos destacar os Policiais Penais João Paulo Barros, atual Secretário Executivo, que foi o primeiro Coordenador Geral tendo sua relevante passagem pela nossa equipe e André atual Coordenador Geral da FTPEN com mais 8 anos à frente do grupo.
Missão
Realizar as escoltas requisitadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público e outras devidamente autorizadas pela GESIPE, bem como atender acionamentos de suporte e atendimentos médicos, quando por determinação da coordenação julgar-se conveniente reforço de segurança;
Planejar e executar as escoltas internas, intermunicipais e interestaduais de média e alta periculosidade ou complexidade de quaisquer apenados recolhidos em estabelecimentos prisionais do país; Executar ações de recaptura de foragidos no âmbito do sistema penitenciário paraibano, resguardando a segurança de todo o sistema prisional e seus servidores;
Ofertar suporte qualificado às unidades prisionais do Estado, quando requisitada, agindo como força de pronto emprego e primeira resposta, em situações de tentativas de fuga, fugas, tumultos, motins, rebeliões e outras situações julgadas convenientes pela SEAP.
Números
Com 10 anos de existência a FTPEN já acumula aproximadamente 44 mil missões de escoltas, transferências, recambiamentos, rondas de segurança e operações em todo território nacional. O lema da Força Tática Penitenciária é “Rapidez e precisão”.