Notícias

Seap lança livro com registro das conquistas do sistema penitenciário

publicado: 09/08/2019 20h34, última modificação: 09/08/2019 20h38
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
secretário.jpeg
coronel sergio.jpeg
joao paulo.jpeg
almeida.jpeg
sergio  fonseca.jpeg
livro.jpeg

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) registra em plaquete, lançada nesta sexta-feira (9), alguns avanços do sistema penitenciário da Paraíba alcançados no último ano. Ações na área de ressocialização de reeducandos e reeducandas; investimentos na capacitação de pessoal; recursos aplicados na aquisição de viaturas e armamentos integram o conteúdo da obra. O livro também traz alguns tópicos sobre a trajetória de 90 anos da Seap.

O secretário Sérgio Fonseca parabenizou os agentes penitenciários pelo empenho de cada um na missão diária, que tem contribuído com o aprimoramento do papel da Seap na reintegração de homens e mulheres ao convívio social. “A Seap, com o trabalho dedicado e profissional dos agentes penitenciários, tem vivido uma fase de avanços significativos, mas há muito o que caminhar e os resultados serão ainda mais promissores”, afirmou. Ele revelou que as obras do complexo penitenciário de Gurinhém já começaram há alguns dias e que a unidade de segurança máxima terá 748 vagas, com investimentos de R$ 37 milhões, incluindo a contrapartida do Estado no valor de R$ 3,7 milhões.

Já o secretário executivo, João Paulo Barros, que é agente penitenciário, parabenizou a categoria pelas conquistas e destacou a importância de se resgatar a história da Seap. O mais antigo funcionário da secretaria, Antonio de Almeida Cavalcante, destacou a importância da Seap e lembrou que cinco ex-secretários da pasta, posteriormente, assumiram o cargo de governador da Paraíba, com destaque para Argemiro de Figueiredo e José Américo de Almeida, esse o primeiro secretário nomeado em1928 pelo então presidente do Estado, João Pessoa.

O livro registra o compromisso da Seap com a reintegração social dos reeducandos, por meio de ações como o programa "Cidadania é Liberdade", que gera oportunidades de inclusão social por meio dos eixos Trabalho, Saúde, Educação, Cultura e Família.

A capa da obra traz fotografia do governador João Azevêdo no dia 27 de maio desse ano, quando assinou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos agentes penitenciários, lei que foi sancionada por ele no dia 19 de junho passado.

O lançamento do livro, ocorrido no Memorial da Cidadania, 5º andar, na Seap, foi prestigiado por vários agentes e diretores de unidades prisionais; pela gerente executiva da Ressocialização, Ziza Maia, além do gerente executivo do sistema penitenciário, Ronaldo da Silva Porfírio, e o presidente da Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba, Wagner Falcão. Exemplares do livro serão distribuídos com algumas autoridades e com diretores de unidades.

As fotos da capa e contracapa são assinadas pelo repórter fotográfico José Marques, da Secom/PB. Impresso nas oficinas da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) / A União, e diagramado por Naudimilson Ricarte, o livro foi organizado pela equipe da Assessoria de Imprensa da Seap – Josélio Carneiro e Alexandre Macedo (jornalistas) e Laydiane Simões (analista de Mídias Sociais).