Seap estuda ampliar espaços para atividades educacionais nas prisões

publicado: 10/06/2022 20h32, última modificação: 10/06/2022 20h38
capa.jpg
bca74e09-264e-4d9a-97f1-363e903c87f5.jpg
feff93b7-3487-47ba-b77c-908f3c93f61b.jpg
20cf1f85-aa23-40ef-ad96-7867d0267992.jpg

Melhorar a infraestrutura na Escola Graciliano Ramos do sistema prisional foi a pauta de reunião ocorrida nesta quinta-feira (9) na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). O secretário João Alves de Albuquerque e o secretário executivo João Paulo Barros receberam o juiz titular da Vara da Execução Penal (VEP), de João Pessoa, Carlos Neves da Franca Neto, o diretor da Escola Graciliano Ramos, policial penal Breno Cavalcanti, o professor Osman Matos e algumas professoras, oportunidade em que dialogaram sobre as demandas apresentadas pela comitiva. Do encontro também participou o gerente executivo do Sistema Penitenciário, policial penal Ronaldo Porfírio.

O secretário João Alves avalia que a reunião foi produtiva, tratou sobre a expansão de salas de aula na Escola Graciliano Ramos que funciona na Penitenciária Sílvio Porto e novas salas em outras unidades prisionais a exemplo de Bayeux, Santa Rita, Sapé, e Cruz do Espírito Santo, que são extensão da referida escola. “As atividades educacionais nessas unidades têm obtido êxito, então o projeto é ampliar a oferta de salas de aula além de melhorar as condições de trabalho dos professores, investimentos que também beneficiam os reeducandos que querem frequentar a escola, se capacitar e aprender mais”, pontua o gestor.

O diretor da Escola Graciliano Ramos, policial penal Breno Cavalcanti Cunha, agradeceu a sensibilidade do secretário João Alves sobre as demandas apresentadas e destacou que quatro pontos são fundamentais no processo em questão: a equipe da educação, a própria Seap que é quem cuida dos reeducandos, a Vara da Execução Penal e os familiares dos apenados. “A ideia nossa é somar forças, temos hoje material humano com condições de ministrar aulas de primeira qualidade. Temos professores com Doutorado, Mestrado e uma professora que esteve na Finlândia, através do Projeto Gira Mundo, onde conheceu a educação praticada lá e que pode aplicar aqui. Pleiteamos mais espaços físicos e com a Secretaria da Educação vamos buscar equipamentos como Datashow, televisores, reestruturando a forma de educar dentro das prisões”.

O professor da Escola Graciliano Ramos, instalada na Penitenciária Sílvio Porto, Osman Matos, entregou aos secretários exemplares do livro Banho de Sol – Pessoas Privadas de Liberdade, Relatos de Vida. A obra traz depoimentos de reeducandos sobre a importância da ressocialização a partir das atividades educacionais nas unidades prisionais. O projeto do livro produzido pelos professores da Escola Graciliano Ramos representará a Paraíba em São Paulo no Projeto Rebouças, no dia 5 de julho. Recentemente, na 3ª Bienal do Livro a obra Banho de Sol teve boa colocação no 13º Seminário Internacional Biblioteca Viva durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.