Notícias

Seap e UFPB discutem parceria voltada para pessoas privadas de liberdade

publicado: 14/05/2022 17h23, última modificação: 14/05/2022 17h34
1 | 3
2 | 3
3 | 3
reuniao-profa-liana-com-seap-13-05-8.jpg
ReunioProfa.LianacomSEAP13.0532.jpg
ReunioProfa.LianacomSEAP13.0517.jpg

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), deu início na manhã da última sexta-feira (13) a um acordo com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visando proporcionar projetos colaborativos que visem a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), João Alves, reuniu-se com a Vice-Reitora da UFPB Profa. Liana Filgueira para tratar do acordo.

Com a reunião, a expectativa é que um termo de cooperação entre as duas instituições seja assinado em breve. Além do Secretário João Alves, participaram do encontro: o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa e policial penal, Thiago Robson Lopes, o presidente da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB, Joácio Moraes, e dos assessores da Seap, Nayhara Hellena Andrade e Rodrigo Nóbrega. 

Os representantes das entidades apresentaram propostas colaborativas envolvendo eventos, cursos de capacitação, cursos profissionalizantes, cursos de Ensino a Distância, trabalho voluntário e projetos de extensão voltados para a ressocialização de reeducandos.

Também participaram da reunião o coordenador do Programa de Ação Comunitária, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), Thiago Cavalcante, o coordenador de Convênios da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Arthur Barbosa Arruda, a Superintendente de Educação a Distância (Sead), Profa. Raissa Dalia, e o Gerente de Serviços Gerais (GSG), Egídio Luis dos Santos.

O secretário João Alves destacou o interesse da Seap na parceria e agradeceu a Vice-Reitora pela recepção, ressaltando também a importância do evento para a melhoria do sistema prisional da Paraíba. Para ele, a criação de oportunidades de trabalho para pessoas privadas de liberdade é uma pauta fundamental para o desenvolvimento social.

“Nós temos muitos cidadãos que cumprem pena e, ao voltar à sociedade, querem se profissionalizar. Justamente por isso queremos assinar um termo de cooperação técnica para disponibilizar pessoas privadas de liberdade a trabalharem, prestar serviços à Universidade. Em paralelo, nós receberíamos orientações, cursos profissionalizantes e cursos de Ensino a Distância (EaD) para capacitar nossos reeducandos”, detalhou o secretário sobre as especificidades do acordo.

Segundo o secretário, o termo de cooperação, que oficializa as ações colaborativas entre ambas instituições, deve ser assinado em breve. Ele avaliou positivamente o encontro. “Foi uma reunião muito produtiva, composta por membros qualificados no tema e que possuem interesses mútuos. Foi criada uma comissão que irá elaborar o documento. Em cerca de 10 dias o termo de cooperação deve ser assinado”, disse o secretário.

De acordo com a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, o objetivo é que a Universidade possa contribuir, por meio de conhecimento e do próprio espaço da UFPB, na melhoria de vida dos reeducandos e seus familiares. 

“O encontro foi excelente. Trocamos ideias e vimos que há muitas possibilidades de parceiras e colaboração. Ainda existe uma demanda no Estado com relação a esse apoio, essa ajuda que a Universidade pode ofertar. Nós, como gestão, iremos apoiar as ações que venham contribuir para a solução da problemática”, afirmou.

A Profa. Liana pontuou que a preocupação com a ressocialização de pessoas privadas de liberdade é uma pauta antiga da UFPB. “Já existem projetos sendo executados nessa área dentro da Universidade. Isso já tem acontecido há anos. Mas queremos fortalecer e intensificar esse trabalho junto à Secretaria”, comentou.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Fotos: Angélica Gouveia
Edição: Jailma Santos