Notícias
Seap e IBRAEMA entregam certificados aos formandos do programa de alfabetização do Sílvio Porto
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) realizou na tarde desta sexta-feira (10) a entrega de certificados aos formandos do programa de alfabetização do Instituto IBRAEMA da unidade prisional do Sílvio Porto.
O secretário da Seap, João Alves, falou sobre a importância dessa formação para os reeducandos. "Saber ler e escrever é muito importante. Eu sei da dificuldade que há lá fora e para quem não teve a oportunidade de aprender antes, estar se formando agora e construindo um futuro é de muito valor", afirmou João Alves.
O diretor geral do IBRAEMA, André Monteiro, falou sobre essa parceria com o Governo do Estado, através da Seap. "Nós promovemos nos presídios a alfabetização de jovens e adultos, doamos os livros e capacitamos os professores, que são os próprios detentos. Nesta formatura nós vemos o alcance do projeto 57 formandos de um total de 400 pessoas estudando. Isso sim é ressocialização, o Governo do Estado da Paraíba está de parabéns", enfatizou André.
O patrocinador da IBRAEMA, a LM internacional, Markus Ask falou sobre o seu sentimento de ver o resultado do projeto com a entrega desses certificados. "Eu me sinto feliz e honrado em estar aqui neste momento. Eu acho que é tão interessante que as pessoas entendam o quanto a leitura é importante, ter programas de leitura. Porque esta é a base da vida, além de poder ler e escrever, exercer a democracia, assim você pode ler as notícias e construir as suas próprias opiniões" defendeu Markus.
Estiveram presentes na ocasião o Secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque; o gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio; o gerente executivo de ressocialização, João Rosas; o diretor Geral da IBRAEMA, André Monteiro; os patrocinadores do IBRAEMA, Markus Ask e Federico Zacchia; o diretor da unidade prisional, Gilberto Rio, dentre outras autoridades.
Durante a cerimônia, o Coral Vozes para a Liberdade, da unidade prisional, realizou uma apresentação musical encantando a todos os presentes.