Seap conquista relatoria no Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão, no Rio

publicado: 23/10/2023 21h16, última modificação: 23/10/2023 21h39
WhatsApp Image 2023-10-23 at 15.37.24.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 15.38.41.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 15.39.35.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 15.37.33.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 15.39.49.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 21.04.06.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 21.24.20.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 21.24.21.jpeg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, participa do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão. O evento acontece no Rio de Janeiro, no teatro da Biblioteca Parque Estadual e na Biblioteca Nacional. Aberto nesta segunda-feira (23) se encerra nesta terça-feira (24). A Seap está representada pelo Gerente Executivo de Ressocialização, João Sitônio Rosas.

Na tarde desta segunda-feira João Rosas foi escolhido relator da proposta de encaminhamento da pauta que foi discutida nesse primeiro dia do encontro por representantes de todos os estados. Rosas revela que vai ser construído um novo marco junto ao Ministério da Educação o que resultará no aperfeiçoamento da política educacional que é ofertada pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional do Brasil.

"O Encontro Nacional é um momento de grande construção coletiva, que irá repercutir na reestruturação de um novo currículo para Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, bem como dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas com atuação no sistema prisional, fomentando o aperfeiçoamento da política educacional a partir das boas práticas e expertises dos representantes dos estados.", pontuou João Rosas.

A conferência na manhã desta segunda-feira (23) abordou o tema Relatos de Experiências – currículos, tempos e espaços no EJA. A conferencista foi Franciele Busico de Lima, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA/São Paulo. A abertura teve as presenças de Cíntia Rangel, diretora de Políticas Penitenciárias da Senappen/MJSP, dentre outras autoridades e representantes dos estados.

Cíntia Rangel, diretora de Políticas Penitenciárias da Senappen/MJSP, destacou: "todos nós que estamos aqui, independente da nossa formação, somos educadores, com o grande desafio de levarmos a educação ao sistema prisional, levar esperança, sonhos, e acima de tudo ressignificar vidas". Cíntia é policial penal federal. Mariângela Graciano, representante do Ministério da Educação, enfatizou a importância da troca de experiências em prol de benefícios para a educação nas prisões.

A coordenadora de Educação nas Prisões, da Secretaria da Educação da Paraíba, Eliane Aquino, participa do evento: “Primeiramente gostaria de agradecer por fazer parte desse momento bem significativo para as políticas públicas de estado para privados de liberdade. Parabenizar o governo do estado da Paraíba, ao secretário Dr. João Alves SEAP, SENAPPEN, SEE, Secretário Roberto Souza através das autoridades presentes com  excelência e explanação na condução das políticas penitenciárias junto aos estados, sobretudo no fortalecimento da política de educação  em Prisões. Será o maior Encontro Nacional de todos os tempos e um grande e valoroso momento de interação entre os estados. Gratidão por fazer parte deste momento”.