Reeducandos têm acesso a primeira aula do ensino superior

publicado: 14/05/2021 22h02, última modificação: 17/05/2021 12h31
WhatsApp Image 2021-05-12 at 20.07.23.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-12 at 20.07.23 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-05-17 at 09.50.21.jpeg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba comemora um marco para a Política de Educação em Prisões com a primeira aula de ensino superior transmitida a distância para reeducandos do regime fechado no estado. O Secretário Sérgio Fonseca considera um marco histórico para o Sistema Prisional da Paraíba.

O acesso à educação é uma das garantias da Lei de Execução Penal nº 7.210. A educação é uma das ferramentas para a reintegração social e diminuição no número de reincidência. Apenas através da educação é possível ampliar o olhar sobre a vida e tomar as melhores decisões frente as adversidades.

O reeducando M. A. L teve sua primeira aula no curso de Gestão Ambiental, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, através de plataforma digital na cadeia de São João do Rio do Peixe. Ele foi um dos 120 reeducandos aprovados no último Enem PPL. Ele agradeceu pela oportunidade que fez diferença em sua vida e nos falou sobre a felicidade de ter conquistado esse resultado “Eu fiquei muito feliz porque agora sim eu consegui um futuro para a minha vida e tomar um rumo assim que eu sair da cadeia. Eu pretendo terminar o curso e após ter a liberdade seguir carreira, procurar um mestrado e uma pós-graduação”

O segundo reeducando a iniciar a sua graduação é C. L. A., também no curso de Gestão Ambiental do IFPB, na Cadeia Pública de Coremas. Reeducandos de outras unidades prisionais como de Princesa Isabel e Monteiros também alcançaram esta conquista. A partir de agora tardes e noites possuem um significado diferente para esses reeducandos. É um início de uma nova jornada, que infelizmente não começou da forma ideal, mas que devido ao investimento do Governo do Estado em Políticas de Educação em Prisões há a possibilidade de um final feliz.

Para as aulas, serão utilizados os laboratórios de informática que contam com tablets e notebooks cedidos pela parceria com o Instituto Humanitas 360 com o projeto Lab 360. A Seap disponibilizou tutoria presencial em parceria com a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, através da Coordenação de Educação em Prisões. Os professores receberam capacitação para exercer essa tutoria.

A Gerência de Ressocialização elaborou uma normativa geral e encaminhou para todos os gestores das unidades prisionais para que o processo aconteça seguindo as normas de segurança necessárias. Todas as diretrizes para acesso aos conteúdos didáticos foram estabelecidas em consonância com o ACT 002/2020 (SEAP /CNJ).

As aulas seguem os calendário das instituições e, em breve outros(as) reeducandos(as) também iniciarão suas formações de nível superior. O gerente de ressocialização, João Rosas destaca a importância de ampliar o processo de educação nas prisões "estamos trabalhando para ampliar este acesso ao ensino superior. Neste sentido, iniciamos a construção da infraestrutura distribuindo computadores nas unidades prisionais do estado. Também criamos uma estratégia de revisão dos conteúdos do Enem PPL através do 'Se liga no Enem' para que possamos ampliar esses resultados e dar continuidade aos estudos além do ensino médio nas unidades prisionais. "

#Seappb #ressocializacao #enemppl