Notícias

Reeducando conquista primeiro lugar em Medicina na UFCG

publicado: 16/11/2022 15h14, última modificação: 16/11/2022 15h15
123654.jpeg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) comemora mais uma conquista para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Um reeducando da Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora (Serrotão) foi aprovado em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) para o curso de Medicina na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O reeducando André Soares da Cunha que já contava com uma aprovação no curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ENEM PPL 2020, foi aprovado em quatro instituições para o curso de Medicina na edição do ENEM PPL 2021. As instituições foram: a Universidade do Estado da Bahia (UNEB); o Centro Universitário de Patos (UNIFIP); as Faculdades de Ciências Médicas (FCM-PB); além da UFCG, a qual ele optou.

As aulas já iniciaram e todas as medidas cautelares estão sendo aplicadas para o acompanhamento presencial das aulas.

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, parabeniza o esforço do reeducando e dos policiais penais que o auxiliaram para essa conquista. "É muito satisfatório que um reeducando tenha alcançado esse êxito. Os nossos policiais penais e a direção da unidade prisional estão de parabéns por desempenhar brilhante serviço", declarou João Alves.

O Policial Penal e diretor do Serrotão, Lennieferson Sucupira, falou sobre esse acontecimento. "Foi primeiro lugar no Brasil, na nota em geral, e isso é fruto de muito trabalho da Seap, na pessoa do secretário João Alves. Nossa nova vertente é investir em educação e trabalho para que a gente possa reintegrar os apenados da melhor forma para a sociedade. Estamos muito felizes com esse fato inédito na Paraíba, sensação de dever cumprido e que estamos trilhando o caminho certo", afirmou Sucupira.

O reeducando André Soares descreveu o seu caminho até a aprovação. "Depois do ato de infração que eu tinha cometido, em uma visita ao meu pai que estava na UTI, fiz a promessa de que eu ainda o daria orgulho fazendo Medicina. Então, dentro do sistema prisional eu sempre busquei estudar, também dava aulas para outros reeducandos e essas aulas me ajudaram no processo do meu desenvolvimento cognitivo e educacional. Na primeira vez fui aprovado em Odontologia, mas não quis cursar, quando fiz novamente a prova do ENEM, eu fui aprovado em Medicina com nota 920 em redação", contou André.

O Governo do Estado da Paraíba incentiva a ressocialização através da educação e trabalho no sistema penitenciário.