Notícias

Penitenciária Maria Júlia Maranhão completa primeiro mês sob a gestão da nova diretora Tatiana Pimentel

publicado: 04/12/2025 20h57, última modificação: 04/12/2025 21h34
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Penitenciária Maria Júlia Maranhão completa primeiro mês sob a gestão da nova diretora Tatiana Pimentel_1.jpg
Diretora Tatiana Pimentel_apoiando reeducanda_Projeto Castelo de Bonecas_PenitenciáriaJúlia Maranhão_2.jpg
Diretora Tatiana Pimentel parabenizando Coral Vozes Passageiras_Penitenciária Júlia Maranhão_3.jpg
Penitenciária Maria Júlia Maranhão completa primeiro mês sob a gestão da nova diretora Tatiana Pimentel_4.jpg

A Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão completa um mês de gestão sob a liderança de sua nova diretora titular, Tatiana Pimentel, nomeada por meio do Ato Governamental nº 3.423, assinado pelo Governador João Azevêdo em 4 de novembro de 2025.

Tatiana é servidora pública estadual desde 2012 (na época, agente penitenciário) e possui vínculo funcional com a Júlia Maranhão, o que assegura uma administração embasada em amplo conhecimento da rotina e das necessidades operacionais da unidade prisional.

Antes de assumir o cargo máximo, Tatiana atuou como diretora adjunta da unidade prisional, desde abril de 2019. Sua trajetória de gestão e experiência na execução penal é complementada por uma sólida formação acadêmica: Bacharelado em Direito (UEPB); Licenciatura em História (UFPB); Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal; Pós-graduação em Direito Civil.

A experiência profissional prévia da diretora, incluindo atuação como advogada criminalista e assessora jurídica, contribui para uma gestão rigorosa e alinhada aos preceitos legais e aos objetivos de segurança do Estado.

O secretário João Alves (Seap-PB) manifestou o apoio da pasta à nova direção: "Parabenizamos a nova Diretora Tatiana Pimentel pela nomeação e lhe desejamos sucesso na missão de gerir a Júlia Maranhão, garantindo que o trabalho de segurança e ressocialização siga sendo executado com a máxima competência e responsabilidade."

Foco na missão institucional

Neste primeiro mês, a nova gestão da Penitenciária Júlia Maranhão concentrou-se na continuidade dos processos operacionais, na manutenção da disciplina e na execução dos projetos de ressocialização. A nova diretora reafirma o compromisso institucional de: garantir a custódia segura das reeducandas, promover a ordem interna na unidade, ampliar as oportunidades de reintegração social — em estrito cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP).

A transição na direção da Penitenciária Júlia Maranhão, que sucede Cinthya Almeida, reforça o compromisso do Governo do Estado da Paraíba com a qualificação técnica e a continuidade administrativa no sistema prisional, garantindo que profissionais capacitados assumam postos de comando.

Tatiana Pimentel, casada e mãe de dois filhos, expressa o seu compromisso em trabalhar pelo bem-estar e pela reintegração social das reeducandas, garantindo que a Penitenciária Maria Júlia Maranhão seja pautada pela excelência operacional e no estrito cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP), com o aprimoramento contínuo e referência no sistema penitenciário feminino da Paraíba.

_______

Ascom-Seap/PB

Texto: Josy Gomes Murta 

Fotos: JGM e Arquivo pessoal Tatiana Pimentel