Notícias

Mais 40 reeducandos vão ser beneficiados pelo Programa Opera Paraíba com cirurgias no Hospital Edson Ramalho

publicado: 25/01/2024 11h39, última modificação: 25/01/2024 13h17
opera Paraíba_SecomPB.jpeg

Mais 40 pessoas privadas de liberdade vão ser submetidas a cirurgias no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação PB Saúde. Em 2022 foram operados 60 apenados.

Os reeducandos do Sistema Prisional foram inseridos no Programa Opera Paraíba no ano de 2022, quando 60 pessoas em cumprimento de pena passaram por cirurgias. A iniciativa foi do secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, que apresentou a demanda ao governador João Azevêdo e o chefe do Poder Executivo prontamente autorizou a inclusão.

Em 18 de maio de 2022 foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias da Administração Penitenciária, da Saúde e da Segurança e Defesa Social, por meio da Polícia Militar via Hospital Edson Ramalho. À época, o hospital ainda era administrado pela Polícia Militar.

Saúde do Apenado - O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, comemora a notícia de que mais 40 pessoas em privação de liberdade serão beneficiadas com cirurgias no Opera Paraíba “é um ato de caridade, não se pode falar em ressocialização sem pensar na saúde do apenado”, declarou.

O mutirão para as 40 cirurgias, ação do Programa Opera Paraíba, facilita o acesso e reduz o tempo de espera da população por cirurgias eletivas.

Etapas - Divididos em grupos de até 10 pessoas e acompanhados de assistentes sociais, além do apoio da Polícia Penal, os privados de liberdade estão passando pelas etapas de consulta ambulatorial e encaminhamento para exames laboratoriais. Depois disso, todos os procedimentos cirúrgicos serão agendados para realização no HSGER.

A pactuação, bem como o fluxo para atendimento dos reeducandos foi definido em uma reunião realizada no dia 18 de janeiro, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre as Secretarias da Administração Penitenciária, da Saúde e da Segurança e Defesa Social, no qual todos os procedimentos integram o programa ‘Opera Paraíba’.

_______

Ascom Seap-PB com Ascom Hospital Edson Ramalho