Notícias

GPOE completa oito anos de ação no sistema penitenciário

publicado: 11/02/2020 16h24, última modificação: 11/02/2020 16h24
1 | 3
2 | 3
3 | 3
GPOE 10.jpeg
gpoe.jpg
gpoe.jpg

Hoje, 11 de Fevereiro de 2020, o Grupo Penitenciário de Operações Especial (GPOE) completa oito anos de sua existência. Anos de muito suor e dedicação ao Sistema Penitenciário da Paraíba. "Muitas conquistas e vitórias já alcançadas e sempre tentando dar o que temos de melhor para toda sociedade. Parabéns a todos os integrantes e dirigentes deste grandioso sonho que se tornou realidade", destacou o policial penal Fabiano Lucas Diretor Geral do GPOE- PB, que tem a missão de conter motins e rebeliões em presídios, dá suporte armado, fazer escoltas de presos de alto risco, e apoio em eventos dentro do sistema prisional, além de proteção de autoridades.

Até o dia 29 o Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está ministrando na Acadepol o VI Curso de Escoltas e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais - VI CEITEP/GPOE. 

O secretário Sérgio Fonseca a todos os integrantes do GPOE e afirmou que o curso é de fundamental importância para o sistema penitenciário. Com o GPOE, e as técnicas de policiais penais treinados e capacitados praticamente não tem havido problemas no sistema. “Essa tropa é fundamental para o Estado da Paraíba e no ano passado enviamos cerca de 30 policiais penais para operações especiais em outros estados, isto prova a nossa capacidade técnica, o alto nível de nosso efetivo”, pontuou.

Na opinião do secretário executivo, João Paulo Barros, o GPOE trouxe uma mudança imensa de aperfeiçoamento de técnica dentro de uma corporação que efetivamente nasceu com o concurso público para agentes penitenciários em 2008. Aos candidatos ao GPOE João Paulo destacou que o ideal tem que ser inatigínvel, “a busca do ideal é permanente, levem isso na mente dos senhores, vocês estão no caminho do aperfeiçoamento”.

O gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo da Silva Porfírio, destaca que o GPOE é para a Gesipe e para toda a Seap um braço forte, e no dia a dia respostas têm sido dadas à sociedade. “Esse crescimento profissional se deve ao trabalho de cada um dos senhores e senhoras, esse empenho que eleva a categoria”.

O diretor operacional do GPOE, policial penal Dinamerico Cardim, destaca as disciplinas que estão sendo ministradas no curso: direitos humanos, ordem unida, APH Tático, isolamento de local de crime, normais penais e processuais, atividades operacionais, abordagem policial, segurança aeroportuária, técnicas de uso de bastão policial, acesso tático por corda, tecnologia não letal, estágio e sobrevivência na caatinga, tecnologia de baixa letalidade, uso do escudo balístico, combate a incêndios, táticas em dupla, armamento e tiro, direção operacional, escoltas, CDC, CALIBRE 12, noções básicas com explosivos, imobilização tática e intervenção tática.

 

Josélio Carneiro

Assessoria de Imprenda da Seap