Notícias

Governo do Estado investe na capacitação de 820 policiais penais em curso EaD

publicado: 12/10/2020 18h46, última modificação: 12/10/2020 18h49

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), iniciou neste domingo (11) curso de qualificação profissional para 820 policiais penais inscritos. A formação, gratuita, totaliza 240h/a. A carga horária pode ser utilizada pelos servidores que desejarem progressão funcional e preencherem os requisitos. Esta é mais uma ação da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), que tem como gestor o policial penal Ronaldo Porfírio. 

Os módulos são: Direitos Humanos no Sistema Prisional; Ética Profissional e Estatuto do Servidor da Paraíba, Libras, esses três com 40h/a; Gerenciamento de Crises e Mediação de Conflitos; Uso Diferenciado da Força, ambos com 60h/a.
O curso será ministrado no período de 11 de outubro a 10 de novembro. O resultado final será divulgado dia 20 de novembro e a entrega dos certificados no dia 30 de novembro.
De acordo com o secretário Sérgio Fonseca, o curso objetiva proporcionar aos policiais penais o aprofundamento de seus conhecimentos a cerca de temas diversos relacionados ao sistema prisional paraibano com o objetivo de desenvolver competências que os tornem profissionais mais capacitados a atender as novas exigências sociais e atuar no fortalecimento das forças de segurança.
O apoio didático está sendo oferecido por meio do coordenador e dos tutores através de: e-books, textos, vídeos com instruções. Todo material é disponibilizado diretamente por via de aplicativos e outros meios eletrônicos, de uma forma simples, visando melhor adaptação dos usuários ao sistema EAD. A aptidão do aluno será avaliada através de participação em fóruns, atividades e na avaliação final. O aluno estará aprovado ao atingir 70% de acerto na avaliação.