Notícias
Forças de Segurança contabilizam redução de índices de homicídios e de crimes patrimoniais no primeiro semestre de 2023 na Paraíba
O governador João Azevêdo reuniu nessa terça-feira (16) os gestores das Forças de Segurança do Estado, quando foi constatada a redução de índices de homicídios e crimes patrimoniais no primeiro semestre de 2023 na Paraíba. O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, juntamente com o secretário executivo João Paulo Barros, participou da reunião de trabalho que aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, em Mangabeira. A reunião foi presidida pelo governador João Azevedo e Coordenada pelo Secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes. Além desses, também participaram o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Fonseca; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo; e demais gestores das Forças de Segurança Estadual.
De acordo com os índices apresentados, o investimento em tecnologia e as ações preventivas e de repressão qualificada realizadas pelas forças de segurança da Paraíba tiveram como resultado a redução de 19% no número de assassinatos registrados de janeiro a junho de 2023. Também foram verificadas reduções de assassinatos de mulheres, de crimes patrimoniais e contra instituições financeiras, além da grande retirada de armas e drogas das ruas. Com as reduções observadas, vários servidores que compõem as forças de segurança irão receber os prêmios definidos no Projeto Prêmio Paraíba Unida Pela Paz – PPUP, totalizando mais de R$ 10 milhões.
Na ocasião, o chefe do executivo estadual destacou a representatividade dos números e os investimentos do governo para garantir a eficiência das ações da segurança no estado: “os números apresentados são muito importantes e nos mostram que estamos na direção correta, cumprindo a missão de reduzir a violência. Foram investidos mais de R$ 130 milhões nos CICCs de João Pessoa, Campina Grande e Patos, assegurando equipamentos, ferramentas modernas, além de treinamento das Forças de Segurança, a quem eu agradeço por todo trabalho”, frisou o Governador.