Notícias

Segurança treina policiais e bombeiros do Sertão para uso de rádio comunicação digital

publicado: 14/02/2020 15h56, última modificação: 14/02/2020 15h58
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Treinamentos Pocinhos e Sousa 3.jpg
Treinamentos Pocinhos e Sousa 2.jpg
Treinamentos Pocinhos e Sousa.jpg
Treinamentos Pocinhos e Sousa.jpg

Policiais e bombeiros militares do Sertão da Paraíba receberam nesta semana treinamento para utilização do sistema de rádio comunicação digital adquirido pelo Governo do Estado para as forças de Segurança Pública. A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) foi responsável pelas instruções, que aconteceram nas cidades de Pocinhos e Sousa.

Na quinta-feira (13), 30 policiais do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (Geosac) da Polícia Militar receberam o treinamento. Nesta sexta-feira, foi a vez dos bombeiros militares. “Em Pocinhos, foi enfatizado aos policiais do Geosac o uso da tecnologia como repetidora, visto que eles se distanciam muito dentro da Caatinga. Em uma das ocorrências que já aconteceram, de enfrentamento a assaltantes de banco, o equipamento auxiliou de maneira bastante relevante. Já no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Sousa, destacamos o uso do rádio ATEX, exclusivo para a corporação e que é intrinsecamente seguro, pois não emite centelhas e pode ser utilizado em locais com gases inflamáveis’, explicou o major Anderson Gomes, do GTI da Sesds.

 Uso pela Corregedoria e Ouvidoria – Na terça-feira (11), servidores da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), das corregedorias dos órgãos ligados à pasta e também da Ouvidoria Geral receberam treinamento para uso dos equipamentos de rádio comunicação digital adquirido pelo Estado. 20 servidores participaram das instruções, entre gerentes de disciplina da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, assessores da Corregedoria Geral, motoristas e integrantes da Guarda Militar da Reserva.

Investimento - Ao todo, a Paraíba investiu mais de R$ 33 milhões em rádio comunicação digital. Os equipamentos trabalham com a tecnologia TETRA e o sistema permite comunicação criptografada, com 47 pontos de repetição, capazes de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. A aquisição compreende mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas.