Notícias

Segurança orienta população sobre diferenças entre serviços 193 e 192

publicado: 04/08/2020 15h00, última modificação: 04/08/2020 15h01
Atendimento Ciop.jpg

Os serviços 193, do Corpo de Bombeiros Militar, e 192, de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), são responsáveis por salvar milhares de vidas em todo o Brasil. Contudo, é comum surgirem dúvidas sobre a quem recorrer em casos de emergência. Por isso, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) está orientando a população acerca de qual número o cidadão deve ligar, para que o tempo de resposta às ocorrências seja reduzido.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações (Ciop) em João Pessoa, coronel Carlos Sena, os bombeiros militares atendem pelo número 193 os casos relacionados a resgates, colisões com vítimas presas em ferragens, acidentes com múltiplas vítimas, incêndios e afogamentos, por exemplo. “Já o Samu atende urgências e emergências, por intermédio de uma ambulância, como nos casos de choque elétrico, falta de ar intensa, ocorrências com pacientes psiquiátricos, suspeita de infarto, AVC, além de acidentes com vítimas.  É importante que as pessoas saibam a diferença, porque quanto mais rápido e eficaz o atendimento, mais vidas serão salvas”, explicou.

Somente este ano, o serviço 193 já recebeu mais de 53 mil chamadas que foram atendidas pelo Corpo e Bombeiros Militar da Paraíba. O número representa uma média de 7,5 mil chamadas por mês.