Notícias

Segurança entrega equipamentos para a Administração Penitenciária da Paraíba

publicado: 16/08/2019 12h13, última modificação: 16/08/2019 12h15
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Entrega Sesds à Seap (5).jpeg
Entrega Sesds à Seap (6).jpeg
Entrega Sesds à Seap (11).jpeg
Entrega Sesds à Seap (2).jpeg
Entrega Sesds à Seap (4).jpeg

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) entregou, na manhã desta quinta-feira (15), à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) materiais, armamentos e equipamentos que serão empregados para o fortalecimento das ações de segurança no Estado. A doação realizada simbolicamente pelo secretário Jean Nunes, da Sesds, ao secretário Sérgio Fonseca, da Seap, visa consolidar a integração e cooperação existente entre as secretarias, que têm realizado um trabalho importante de combate à criminalidade na Paraíba.

A solenidade foi realizada na sede do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPoe), localizada na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em Mangabeira, João Pessoa. Participaram do evento o secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, membros do Conselho Penitenciário do Estado da Paraíba, do Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária, o juiz titular da Vara das Execuções Penais, Carlos Neves, o promotor de justiça, Nilo Siqueira, agentes do GPoe e da Força Tática Penitenciária (FTPen).

O secretário Sérgio Fonseca destacou a importância das pastas atuarem em sintonia e afirmou que “desde janeiro de 2019 que as duas secretarias vêm trabalhando em parceria em várias ações e a doação de todos esses materiais e equipamentos é mais do que simbólica, é a materialização da integração existente. Em nome da Administração Penitenciária e como presidente do Conselho Penitenciário, agradeço de público essa ação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social”.

Entre os materiais entregues estão armamentos, munições não letais, equipamentos de proteção individual, granadas e armas elétricas. Os equipamentos entregues à Seap são direcionados para o controle de distúrbios civis, a exemplo de motins e rebeliões dentro de presídios, e foram apresentados durante o evento pelo diretor operacional, Dinamérico Cardim, e pelo diretor geral, Fabiano Lucas, ambos do GPoe.

O secretário Jean Nunes acrescentou que a integração, construída desde janeiro entre as secretarias, tem sido fundamental e tem apresentado resultados positivos para a Sesds e a Seap. “A segurança pública é também andar com a administração penitenciária. Outras novidades virão, mas sempre com o espírito colaborativo e é importante ter a compreensão que o esforço que vem sendo realizado pelos profissionais das secretarias, em cada ação, em cada unidade, tem reflexo e esse reflexo aparece cada vez mais para o Estado”, frisou o secretário.

O juiz Carlos Neves, parabenizou o empenho dos dois secretários em trabalharem em conjunto, destacando que a inserção da segurança pública no Conselho Penitenciário é essencial para este órgão que possui representantes do Estado que lidam com o sistema penitenciário. “O que nós estamos vivenciando hoje aqui nada mais é do que já um resultado desses frutos que, independentemente dos Conselhos, já havia essa parceria. Isso é muito bom porque a unidade do Estado é fundamental. Com tudo isto quem ganha é a população e parabenizo de público porque, de fato, a Secretaria da Administração Penitenciária vem dando um salto de qualidade e efetividade, o que é importante”.

A Sesds também distribuiu viaturas, equipamentos, armamentos, munições letais e não letais para as unidades operativas da pasta: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.