Notícias

Operação São João: Acauã 2 apoia trabalho das forças de segurança em CG

publicado: 10/06/2019 16h42, última modificação: 10/06/2019 16h42
Acauã 2.jpg

O helicóptero Acauã 2, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, vai atuar durante a ‘Operação São João 2019’, em toda a Paraíba. A aeronave esteve presente na abertura dos festejos juninos na sexta-feira (7), em Campina Grande, e à noite participou, junto com o 10° Batalhão de Polícia Militar, de uma ação que resultou na apreensão de três armas de fogo e na apreensão de cinco adolescentes que fariam parte de um grupo suspeito de cometer diversos atos infracionais, na saída para Massaranduba. Horas antes, a equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) apoiou a Polícia Militar na localização de um veículo roubado. O farol de busca foi essencial para ambos os trabalhos.

Segundo os policiais que participaram da ação, o veículo foi abandonado pelo grupo em um matagal, sem os pneus e bateria, e localizado pela Rotam e pelo helicóptero Acauã nas proximidades da Vila Castelo Branco. Durante o patrulhamento, foram recebidas várias informações sobre os locais onde estariam acontecendo roubos, inclusive na estrada que vai para o município de Massaranduba, especificamente em Santo Antônio, onde o grupo foi apreendido.

A aeronave - O Acauã 2 é responsável por atender as demandas de todos órgãos operativos da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), contribuindo para otimização dos recursos do Estado e melhoria no serviço de atendimento à sociedade. A capacidade do helicóptero é de seis tripulantes, com autonomia de 3h30 de vôo, a fim de realizar resgates aero médico, transporte de órgãos para transplantes, defesa civil, busca e salvamento, policiamento preventivo, patrulhamento ambiental, de estabelecimento prisional, levantamento aerofotogrametria e patrulhamento litorâneo, entre outras atividades.