Secretário

 

 Jean Francisco Bezerra Nunes
Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social

Jean Francisco Bezerra Nunes tem 41 anos e é natural da cidade de Triunfo, no estado de Pernambuco. Formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e delegado concursado de Polícia Civil da Paraíba desde 2004. De 2 de agosto de 2012 a dezembro de 2018 ocupou o cargo de Secretário Executivo de Segurança e da Defesa Social da Paraíba, coordenando a elaboração da legislação que cria o Sistema de Inteligência de Segurança Pública (Seinsp), e sendo membro da Câmara de Inteligência de Segurança Pública do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

O titular da pasta tem pós-graduação em Inteligência de Estado e de Segurança Pública, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba e Tribunal de Contas do Estado e em Ciências Penais pela LFG. É ainda professor da disciplina Inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal e coordenador da pós-graduação de Inteligência Policial e Análise Criminal da Universidade Estadual da Paraíba.

O secretário leciona na Academia de Polícia Civil (Acadepol) a disciplina de Inteligência Policial e de Segurança Pública e também atua como professor da pós-graduação de Inteligência Policial do Centro Universitário UNIBRA/IBGM/Recife/PE, e professor da Escola Superior de Magistratura (ESMA) da Paraíba, na disciplina Inteligência Policial.

Em sua carreira de delegado de Polícia Civil, Jean Nunes já exerceu a função de titular da Delegacia de Vigilância Geral da Capital (DVG), titular da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos e Cargas e titular do Grupo de Operações Especiais (GOE). Além disso, foi Gerente Executivo de Inteligência da Secretaria da Segurança e da Defesa Social e coordenador de Inteligência do Estado.