SES participa do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da PB

publicado: 08/08/2019 08h47, última modificação: 08/08/2019 08h47
RicardoPuppe_Cosems_ (1).JPG

Começou nesta quarta-feira (07) o III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba e IV Seminário Gilson Carvalho, realizado em João Pessoa e promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa do evento que acontece até o dia 09 de agosto no Hotel Caiçara.

O intuito do evento é promover um diálogo entre os gestores de saúde dos municípios paraibanos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), para trazer melhorias para a saúde pública do estado. Também participam do evento os representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ministério Público Federal (MPF), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Para a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, o apoio da SES para a realização do Congresso foi fundamental. Ela conta que, neste ano, o SUS comemora 30 anos de existência e que durante essas três décadas ele já evoluiu bastante, mas afirma que ainda há muito a fazer para que esse avanço seja contínuo.

“Temos muito a celebrar pelas conquistas do SUS, principalmente na Paraíba. Nós que vivemos dentro do SUS sabemos o quanto ele é resolutivo. Hoje nós temos um quadro bastante qualificado e fortificado. Fazemos esses eventos na intenção de qualificar o gestor para que, com o pouco recurso que ele tem do SUS, ele possa fazer uma saúde de qualidade”, pontua.

Evento importante para ouvir gestores, secretários, dialogar sobre as angústias, acolher idéias que em debate, esses são alguns pontos importantes do Congresso destacados pelo presidente do Conasems, Wilames Freire. Para ele, o evento vai fazer com que os municípios entendam que desenvolvendo bons projetos, discutindo com comunidade e órgãos de controle, eles vão conseguir resolver de perto os problemas da população.

O representante da OPAS, Renato Tasca, lembrou que nenhuma outra nação do porte do Brasil possui um sistema universal de saúde consolidado e com uma articulação igual a do SUS. Para ele, eventos como este servem para reciclar e aprender com as experiências que são expostas. “Estamos aqui com essa mentalidade de aprender e apoiar na medida do possível. Manter um sistema como o SUS no Norte/Nordeste, que são áreas vulneráveis, com esse nível de descentralização dos municípios é uma coisa que realmente chama a atenção”, reflete.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, esteve presente ao evento e frisou a importância da preservação e fortalecimento do SUS, independente da polarização política. Ele explica que, hoje, o tesouro estadual banca 90% da saúde de todo o estado. “Se nós não tivéssemos um projeto de nove anos tão consistente e preocupado com recurso, estaríamos em uma situação semelhante a de outros estados, que estão com uma situação de saúde pública muito difícil”, pontua.

Sobre a importância do apoio ao III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba e IV Seminário Gilson Carvalho, Geraldo Medeiros é objetivo. “A secretaria de Estado da Saúde está apoiando totalmente esse evento e apoiando o SUS dentro daquela ótica da universalidade, da integralidade e da equidade”, conclui.

Gerentes e técnicos da SES participam da programação do Congresso, com representação nas seis mesas de debates, apresentando resultados e ações que estão sendo desempenhadas pela Secretaria para melhorias na saúde da Paraíba. Na quinta-feira (08), será realizada a reunião mensal do Comitê Intergestores Bipartite (CIB) no local do evento.