Equipe da UPA Guarabira recebe capacitação sobre classificação de risco dos pacientes

publicado: 28/06/2019 14h59, última modificação: 28/06/2019 14h59
Capacitação sobre classificação de risco dos pacientes

Equipe da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Guarabira recebeu nesta quinta-feira (27/06) capacitação sobre classificação de riscos dos pacientes. O treinamento, destinado às enfermeiras, técnicas de enfermagem e demais profissionais foi realizado pela coordenadora técnica, Giuliana Freire, do Instituto Acqua, o qual administra a UPA Guarabira, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba.

O conhecimento sobre classificação é algo que as profissionais de saúde sempre precisam reforçar, de acordo com Guiliana Freire. “Este é um conhecimento que as profissionais já possuem, tanto na teoria quanto na prática. Mas é importante reforçar esta capacidade de identificação de usuários. Pois os sintomas dos pacientes nem sempre são claros e a efetividade dos serviços da UPA inicia na forma como o acolhimento é realizado”, explicou a coordenadora.

De acordo com a diretora clínica da unidade, Flávia Paredes, treinamentos como este são fundamentais para que a equipe esteja sempre atenta quanto à organização das prioridades de atendimento. “Observar os critérios de classificação de pacientes mais ou menos graves, permite tornar o atendimento mais eficaz dentro da nossa unidade de saúde, agilizando o fluxo e priorizando os casos que forem de maior relevância”, afirmou.

A enfermeira Milena Dourado participou do evento e atua com a classificação de risco na UPA Guarabira. Ela relatou alguns desafios ao administrar o fluxo de pacientes. “Os que chegam primeiro à unidade nem sempre podem ser atendidos em uma fila, pois há prioridades para casos mais graves, e nosso desafio é identificar e mensurar tal gravidade”. Um outro ponto abordado pela profissional diz respeito ao entendimento da população sobre a rede de assistência. “Além de fazer o trabalho classificatório, muitas vezes fazemos o papel educativo. Explicamos à população sobre casos não tão graves, foco da rede básica de saúde, ou que tenham acompanhamento mais prolongado, pertencentes à rede hospitalar”, detalhou Milena.

A capacitação em classificação de riscos já foi realizada na UPA da cidade de Princesa Isabel e a próxima unidade contemplada será a da cidade de Santa Rita, com data ainda a ser marcada. Ambas unidades estão sob gestão do Instituto Acqua e SES.