Notícias

Campanha incentiva doações e aumenta estoque de leite na Maternidade de Patos

publicado: 11/09/2019 10h16, última modificação: 11/09/2019 10h18
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
11_09_19 Maternidade de Patos amplia número de doadoras e estoque de leite  ( (3).jpg
11_09_19 Maternidade de Patos amplia número de doadoras e estoque de leite  ( (4).jpg
11_09_19 Maternidade de Patos amplia número de doadoras e estoque de leite  ( (2).jpg
11_09_19 Maternidade de Patos amplia número de doadoras e estoque de leite  (.jpg
11_09_19 Maternidade de Patos amplia número de doadoras e estoque de leite  (1).jpg

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, através da equipe do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, realizou uma série de ações e atividades durante o Agosto Dourado. A proposta de estimular e incentivar a amamentação, pegando o gancho da Semana Nacional de Aleitamento Materno, deu muito certo e surtiu efeitos bem positivos, tanto que a unidade ampliou de oito para 24 doadoras domiciliares regulares, aumentando assim a entrada de leite, em uma média de três litros/dia, assegurando o alimento saudável e correto para os recém-nascidos internos da unidade. As atividades do Agosto Dourado foram realizadas entre os dias 1º e 30.

A coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, comemora as novas adesões, mas, alerta que o número de doadoras, embora atualmente satisfatório, nunca é permanente, enquanto que a necessidade do Banco é cotidiana e bastante cíclica. “Essas doadoras podem se desligar a qualquer momento, haja vista que basta parar de amamentar para que as doações terminem, então temos sempre que estar lembrando as mães que o excedente de leite pode ser doado sem prejuízo algum para ela ou seu bebê e foi isso que fizemos em todas as atividades que realizamos no Agosto Dourado”, destaca Joana, lembrado que apesar do aumento de doações, o Banco continua sem estoque que permita uma folga entre oferta e procura.

O diretor geral da Maternidade de Patos, o pediatra Umberto Marinho Júnior, reforça a importância de ações como o Agosto Dourado que possam estimular a doação de leite e desmistificar muitas informações que envolvem não apenas a doação, mas a amamentação em si. “É oportuno lembrar as mães que podem doar seu excedente sem prejuízo de nenhuma ordem para seu bebê e que isso é, sobretudo, um gesto de amor”, argumenta o pediatra, lembrando que o leite materno, nos primeiros meses de vida, é fundamental para o bom desenvolvimento e saúde do bebê.

Retrospectiva Agosto Dourado - As ações do Agosto Dourado do banco de Leite de Patos não se restringiram a cidade e foram desenvolvidas ainda em outros municípios, a exemplo de Catingueira, Pombal, São Mamede, Mãe D’água, São José do Bonfim, Malta e Santa Terezinha. Na programação, que começou dia 1º e terminou no dia 30 de Agosto,  teve café da manhã com as gestantes atendidas pela maternidade e mães de egresso, palestras, rodas de conversas, distribuição de laços dourados e material informativo, teve ainda programação lúdica e divertida, com uma manhã de beleza dedicada às mães doadoras externas e internas da Maternidade, com direito a coffee break e sorteio de brindes, treinamentos e culminou com uma ação de doação de frascos de vidro realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Patos, que rendeu a aquisição de 500 potes de vidro para o Banco.