Notícias

Arquivo Médico do Hospital de Trauma de JP tem mais de um milhão de documentos

publicado: 23/07/2019 10h13, última modificação: 23/07/2019 10h13

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, conta com acervo de 116 mil prontuários e 1.177.000 boletins de emergências. Os documentos ficam à disposição de pacientes que necessitam de informações passadas e também servem para balanço de estatísticas da unidade. “O Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) é o pulmão de um hospital”. Com essa frase, a coordenadora do departamento, Sueli Miranda, descreve a importância do acervo para a sociedade paraibana.

Segundo Sueli, o setor é responsável por fornecer e organizar os prontuários para viabilizar as atividades diárias de todas as especialidades médicas. Cerca de 100 boletins de emergências e prontuários são manuseados diariamente na unidade de saúde. Com isso, a instituição se destaca na Paraíba, pela qualidade e precisão dos documentos. “Esses arquivos possuem valor imensurável para a instituição, pacientes, profissionais de saúde, assim como para o ensino, pesquisa e extensão. Nosso trabalho é preciso e realizado com muito zelo, caso alguém necessite do primeiro prontuário médico emitido pela unidade de saúde, é possível fornecê-lo em ótimo estado”, salientou.

Para facilitar o andamento do processo do paciente, o Hospital de Trauma conta há alguns anos com os prontuários digitalizados, o que possibilitou um acesso veloz e eficiente quanto às informações nele contidas, e conseguiu minimizar a circulação do prontuário físico pelo hospital. Em relação ao prontuário impresso, ainda se faz necessário, tendo em vista que os documentos são conferidos e armazenados no Memorial Clínico dos Pacientes, localizado no Km 11,5 da BR-230, estrada de Cabedelo.

O mecânico Natanael Pontes, que já foi paciente do hospital em 2015, precisou do prontuário. “Cheguei à unidade hospitalar sem esperança de recuperar o prontuário, por causa do tempo, mas, para minha surpresa, consegui a documentação”, lembrou.

Solicitação - A solicitação da cópia de prontuários, bem como do boletim de emergência, é feita no setor de laudos médicos da instituição, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A retirada dos documentos impressos é realizada posteriormente, no prazo máximo de 30 dias.