Consórcio Nordeste instala Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres nesta sexta-feira

publicado: 23/02/2024 09h13, última modificação: 23/02/2024 09h24
IMG-20240223-WA0001.jpg

O governo da Paraíba representado pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, participou como membro da primeira reunião da instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste, no auditório da Vice-governadoria de Pernambuco em Recife, nesta quinta-feira (22).

"Nosso objetivo é colocar as câmaras técnicas para funcionarem com agilidade e promovendo ações em regime de pactuação", disse Diego Pessoa, sub secretário das Câmaras Técnicas.

Durante a reunião para a instalação, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, foi eleita para a coordenação política e a secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, foi eleita coordenadora técnica. Também foi elencado o ranking de eixos prioritários para elaboração de um plano de trabalho nas áreas de gênero, racial, sustentabilidade, política do cuidado, fortalecimento da esfera pública, entre outros.

As prioridades das ações serão elencadas a partir de diagnóstico sobre a situação atual das mulheres no Nordeste, por exemplo, considerando que a maioria da população do Nordeste é de mulheres, 52,8% ; 53% chefiam os domicílios; a taxa de analfabetismo é de 10%, o dobro da média nacional, entre outros. O resultado da discussão de hoje será apresentado nesta sexta-feira, 23, durante encontro dos governadores do Nordeste, que contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves para assinatura da instalação da Câmara Técnica.

Segundo a coordenadora Mariana Melo, as reunioes serão mensais e a partir da elaboração desse plano de trabalho, a Câmara Técnica poderá articular ações conjuntas entre os Estados.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, disse que a instalação da Câmara Técnica significa um avanço na questão de implementação de ações em conjunto por meio de uma articulação regional, que beneficie todos os estados. "Além da troca de experiências das políticas que podem ser implementadas regionalmente, acredito que esse é um momento de fortalecimento das políticas para mulheres no Nordeste ", disse Lídia Moura. Estiveram presentes secretárias e representantes dos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará.