Se Liga no Enem PB

O Se Liga No Enem Paraíba começou em 2018 como um movimento com o objetivo de proporcionar espaço para revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências para os alunos se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aconteceram 17 edições, em sete Gerências Regionais envolvendo cinco mil alunos.

Em 2019 o Se Liga No Enem Paraíba se tornou um Programa. Aconteceu como Se Liga No Enem Festival, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; Se Liga No Enem na Escola, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares, abrangendo mais de 9 mil alunos; e o Se Liga No Enem Egressos, com 1.770 vagas, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, dois em João Pessoa, um em Guarabira e um em Campina Grande, e outras 1.050 para Ensino a Distância (EAD) com polos de acompanhamento nas 14 Gerências Regionais.

Houve ainda formação de 600 professores para atuarem nas atividades, Núcleo de Redação e realização de simulados.

Se Liga no Enem Revisão On-line -Em 2020, por conta da pademia do novo coronavírus, a edição é online. Em julho  foi lançado o edital do Programa Se liga no Enem PB Revisão Online. O projeto oferece curso de revisão dos conteúdos, habilidades e competências exigidas para o Enem 2020 para estudantes que estão cursando a terceira série do Ensino Médio, e egressos, da Rede Estadual de Ensino. Foram ofertadas 3.500 vagas distribuídas pelas 14 Gerências Regionais de Educação.

As aulas começaram dia 01 de agosto em ambiente virtual, através da plataforma Google Classroom, de segunda-feira a sexta-feira, em horário alternativo às aulas regulares. Além disso, estão sendo disponibilizados recursos como vídeo aulas, textos em PDF, atividades e simulados on-line, além de acompanhamento das propostas de redação.

Todos os sábados pela manhã acontecem lives na página do programa no youtube, com aulas, desafios, depoimentos de aprovados e dicas, além de videoaulas na TV Paraíba Educa, sábado à tarde e domingo o dia todo.

Em uma perspectiva multiplataforma, o programa fez uso do Google Classroom como sala de aula virtual para acompanhamento das atividades junto aos estudantes. Também foram realizados simulados e revisões on-line por meio do canal no YouTube da Secretaria de Educação; programas de revisão na Rádio Tabajara AM, de terça a sexta-feira;  e na TV Paraíba Educa, cujo objetivo foi alcançar alunos que não têm acesso à internet; além do Desafio Nota 1000, com questões lançadas semanalmente.

Foram mais de 1.266 estudantes matriculados nas 14 salas do Google Classroom; 19.750 respostas às atividades semanais e simulados durante a preparação;  87 Vídeos autorais no classroom e com play list no YouTube do Se liga;  114 podcasts gravados;  mais de 206 mil impressões no YouTube, que é o número de pessoas que o conteúdo do Se Liga conseguiu alcançar;  8 mil horas de exibição de aulas no YouTube e mais de 30 mil visualizações nas lives interdisciplinares que aconteceram aos sábados.

APROVAÇÕES 2018:

3.718, das quais 251 em primeiro lugar

APROVAÇÕES 2019

4.397 aprovações – 225 em 1º lugar (universidades públicas)

Desempenho dos alunos nas notas de 2019

267 estudantes com desempenho acima de 900 pontos na Redação sendo destes nove alunos com 980 pontos e uma aluna egressa com 1.000 pontos (Carolina Alves dias, ECIT Nobel Vita)

APROVAÇÕES 2020

2.656 aprovações entre egressos e concluintes 3º ano

Redação 2020 - Mesmo diante das dificuldades que surgiram em decorrência da pandemia da Covid-19, resultando na suspensão das aulas presenciais, estudantes da Rede Estadual de Ensino se destacaram com notas acima de 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) registrou 385 estudantes que alcançaram pontuação acima de 900 na redação, sendo 25 com 980.

Acesse o site do Se Liga no Enem PB: http://see.pb.gov.br/seliganoenem/