Regime Especial de Ensino

O Regime Especial foi estabelecido na Portaria nº 418, em 18 de abril, diante da suspensão de aulas presenciais como medida restritiva que visa conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba, e vai vigorar por todo o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas. Está disponível para alunos desde 27 de abril.

Um edital do Paraibatec de seleção de 100 tutores garantiu a formação e acompanhamento de professores na plataforma Google Classroom. O investimento foi de R$ 285 mil.

 A Secretaria disponibilizou a plataforma online ‘Paraíba Educa’ (https://paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca)  que reúne todas as informações sobre Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a SEECT. 

 

Além da plataforma Paraíba Educa, também estão sendo utilizados os seguintes recursos:

 

Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta está incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.

Aplicativo Paraíba Educa: permite o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER, com dados patrocinados, sem custo para quem utilizar.

TV Paraíba Educa: canal educativo aberto com grade de programação diária para todas as etapas de ensino, exibido nas regiões de Patos, Campina Grande e João Pessoa pelo canal 8.3 da Rede Legislativa, em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba. A TV alcança 45 municípios, 296 escolas e 150 mil alunos.

Redes sociais: São ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também são utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.

Impressos: O material é distribuído em formato impresso nos casos em que a gestão da escola constata a impossibilidade do estudante acessar as plataformas ou redes sociais disponíveis. A logística da distribuição é definida por cada escola, de acordo com sua realidade.

Se Liga no Enem Revisão On-line - Em uma perspectiva multiplataforma, o programa fez uso do Google Classroom como sala de aula virtual para acompanhamento das atividades junto aos estudantes. Também foram realizados simulados e revisões on-line por meio do canal no YouTube da Secretaria de Educação; programas de revisão na Rádio Tabajara AM, de terça a sexta-feira;  e na TV Paraíba Educa, cujo objetivo foi alcançar alunos que não têm acesso à internet; além do Desafio Nota 1000, com questões lançadas semanalmente. 

 Foram mais de 1.266 estudantes matriculados nas 14 salas do Google Classroom; 19.750 respostas às atividades semanais e simulados durante a preparação;  87 Vídeos autorais no classroom e com play list no YouTube do Se liga;  114 podcasts gravados;  mais de 206 mil impressões no YouTube, que é o número de pessoas que o conteúdo do Se Liga conseguiu alcançar;  8 mil horas de exibição de aulas no YouTube e mais de 30 mil visualizações nas lives interdisciplinares que aconteceram aos sábados.

 

Inclusive, a Paraíba obteve a melhor nota do país sobre ensino remoto, segundo a FGV:  https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/paraiba-obtem-a-melhor-nota-do-pais-sobre-ensino-remoto-segundo-a-fgv