Educação Profissional

O acesso a qualificação profissional na Rede Estadual de Educação na Paraíba são através das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITS), das Escolas de Educação Profissional e Técnológica (EPTS), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), através do MEDIOTEC, e do Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba (PARAIBATEC).

A Paraíba conta com 137 escolas profissionais e técnicas entre as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITS) e EPTs.

A Secretaria tem como uma de suas principais estratégias para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que envolve um conjunto de iniciativas e projetos e, dentre eles, a oferta de vagas gratuitas nos cursos Técnicos de nível médio, através do MEDIOTEC, e Formação Inicial Continuada (FIC), ou seja, cursos profissionalizantes.

Acesse o site do programa  PRONATEC, PARAÍBATEC E MÉDIOTEC no link https://sites.google.com/see.pb.gov.br/pbtec-pb

O MEDIOTEC é uma ação para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma concomitante para os alunos matriculados da rede pública estadual. Os alunos matriculados recebem os seguintes benefícios: gratuidade, assistência estudantil financeira, fardamento e material didático.

 

No ano de 2018 foram ofertadas 4915 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) beneficiando 20 municípios, e o MedioTec, no período de 2018.2/2019.1 ofertou 1750 vagas em 21 municípios. Em 2021 estão sendo ofertadas 1125 vagas em 16 municípios.

 

O PARAÍBATEC foi estabelecido em regime de colaboração ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a finalidade de formar profissionais qualificados. O programa traz uma oferta ampla de cursos na área de educação profissional e tecnológica, através da Rede Estadual de Ensino. A proposta é propiciar a interação entre escola, comunidade, mercado e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos. Seu propósito maior, além da formação acadêmica, é a inserção de seu público no mercado de trabalho.

 

Em 2019 foram lançados 09 editais para estudantes, professores e técnicos, com investimento de mais de R$ 2 milhões. Os editais do Programa PARAIBATEC disponibilizam vagas para 12.975 estudantes, 447 profissionais técnicos e 541 professores, para atuarem em 39 Cursos em 67 municípios da Paraíba. As vagas foram para cursos profissionalizantes FIC, incluindo cursos exclusivos na área de pesca e agricultura familiar. Em 2021 serão realizadas parcerias estratégicas e colaborativas com outras Secretarias de Estado para oferecer novas vagas em cursos profissionalizantes.

 

De forma inovadora e pioneira o Estado da Paraíba criou o Programa Primeira Chance que tem o objetivo de fomentar e criar as conexões com o setor produtivo para promover a empregabilidade dos jovens formados na Rede Estadual, fechando assim o ciclo da profissionalização. Em 2020 foram lançados 04 editais para estudantes, empresas e egressos da rede, com investimento de 1,9 milhões de reais. Os editais do Programa Primeira chance disponibilizaram 350 vagas de estágios externos para estudantes matriculados no ensino médio técnico e 108 vagas para egressos da rede em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Cultura. Em 2021 serão oferecidas 550 bolsas de estágio, 70 vagas para alunos egressos da Rede Estadual e 40 vagas para alunos ainda matriculados, somando um investimento estimado de 3,5 milhões de reais.