Notícias
Semana do Folclore da ECIT Padre Jerônimo Lawen é marcada por exposição de pinturas e apresentações
Foto: Divulgação
A ECIT Padre Jerônimo Lawen, em Santa Luzia, realizou de 14 a 18 de agosto a Semana do Folclore, onde os estudantes puderam conhecer as lendas e personagens do folclore brasileiro para desenvolver atividades sobre o tema. No dia 22 de agosto foi realizada a culminância com diversas apresentações e exposições.
Durante a semana os estudantes das 1ª às 3ª séries do ensino médio, participaram das atividades com parlendas que são rimas infantis, trava-língua, adivinhações com a área de exatas, lendas e mitos com a área humanas e lendas urbanas na área de linguagens. O intuito das atividades é contribuir com o fortalecimento do protagonismo e conhecimento aprofundado dos alunos sobre a temática.
A culminância foi realizada no dia 22 de agosto, com exposição de comidas típicas relacionadas ao folclore e os estudantes se vestiram dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, obra do escritor Monteiro Lobato, e realizaram diversas apresentações.
Outro trabalho mostrado na culminância, foi a exposição “Seres Fantásticos do Folclore Nordestino”. Os alunos fizeram uma releitura dos personagens como o Saci e a Sereia, além de personagens do folclore da própria cidade de Santa Luzia como o Cintura Fina e a Cabra Cheirosa, sem perder o foco nos principais traços, os quais são conhecidos pelo imaginário social.
A iniciativa foi do professor de Sociologia e Projeto de Vida, José Aderivaldo, que percebeu as habilidades de alguns estudantes na pintura. “No cotidiano da escola percebi que tinham muitos alunos com habilidades de desenhar, mas que tinha vergonha de mostrar por nunca acharem que eram bons o suficiente para fazer uma exposição. Então fizemos uma curadoria dos personagens e sobre o lugar deles no imaginário nordestino e cada aluno ficou com a liberdade de fazer seu desenho preservando os principais traços. Esse projeto foi uma oportunidade dos estudantes se expressarem e colocarem sua visão particular em cada pintura”, explicou.
Ainda de acordo com o professor, a proposta é que até novembro, mês do aniversário do município de Santa Luzia, os estudantes produzam diversas pinturas para serem expostas no museu público da cidade.