Notícias

Secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, recebe medalha Epitácio Pessoa na Assembleia Legislativa da Paraíba

publicado: 17/11/2022 14h25, última modificação: 17/11/2022 14h25
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
capa (2).jpg
Delmer Rodrigues (12).jpg
Delmer Rodrigues (4).jpg
Delmer Rodrigues (3).jpg
Delmer Rodrigues (2).jpg

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, o professor Cláudio Furtado, recebeu, na manhã desta quinta-feira (17), a medalha Epitácio Pessoa, concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A concessão da comenda foi acatada por unanimidade pelos parlamentares da Casa Legislativa e é uma das principais honrarias do Estado da Paraíba. 

Biografia - Natural da cidade de Sousa, no Sertão do Estado, Cláudio Benedito Silva Furtado é físico pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), onde também concluiu o Mestrado (1994) e o Doutorado (1999).  Em 2000, concluiu o Pós-doutorado pela UFPB. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cláudio é pesquisador das áreas de Física dos Materiais e Teoria dos Campos em Espaços Curvos. Como gestor, coordenou o Departamento de Física da UFPB e esteve à frente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) entre 2011 e 2018. Em 2019, assumiu a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, onde coordenou a expansão da rede de Ensino Integral por todos os municípios do Estado e articulou ferramentas inovadoras para a promoção do Ensino Remoto durante o período de pandemia, obtendo reconhecimento nacional por meio destas iniciativas.

A propositura da concessão da medalha partiu do deputado estadual  Tião Gomes (PSB), que destacou o comprometimento do Secretário Cláudio Furtado com a gestão pública e sua devoção à Educação. “Todos que participam da construção da Educação de crianças e jovens merecem todas as homenagens das instituições. Hoje, a ALPB abre as portas para homenagear um homem que não passará despercebido pela história do nosso Estado. O seu feito não será esquecido pelos paraibanos. Digo isso, porque esse filho de Sousa se empenhou em empregar todos os seus conhecimentos para enfrentar uma pandemia, que aumentou ainda mais as desigualdades. O professor Cláudio e sua equipe conseguiram amenizar os desgastes causados na aprendizagem dos alunos por conta do afastamento das salas de aula, o que tornou-se um exemplo para o Brasil”, comentou o deputado.

Representando os estudantes da Rede Estadual de Ensino, Erick Gabriel Ferreira, aluno da Escola Cidadã Integral Técnica Cônego Francisco Gomes Lima, em João Pessoa, também discursou durante a solenidade. “O dia de hoje não é apenas para fazer uma homenagem ao professor Cláudio Furtado, mas também para relembramos tudo que foi feito, neste período de gestão. Falar de política sem falar de Educação é impossível. Então, homenagear Cláudio é trazer à memória tudo que foi feito neste Estado. É reconhecer que a Educação é importante. Também quero lembrar e parabenizar toda a equipe do Secretário Cláudio, já que sabemos que ninguém faz nada só”, disse o estudante.

Emocionado, o Secretário de Estado da Educação Cláudio Furtado fez um discurso em que agradeceu aos companheiros de gestão, ao Governador do Estado João Azevêdo, aos seus familiares, e relembrou a infância e juventude na cidade de Sousa, onde deu os primeiros passos de uma trajetória de dedicação aos estudos.

“Quero agradecer ao deputado Tião Gomes, em nome de todos os parlamentares, pela homenagem, e também ao Governador João Azevêdo, que, nesses quatro anos, sob a batuta dele, participamos de uma equipe vencedora e que mudou os rumos da Paraíba. Também quer agradecer a minha família. Em especial a minha esposa Cris e meus filhos Luca e Lícia, que sabem da minha ausência, mas sabem que ela é fruto de um trabalho para melhorar a vida de todos os paraibanos. Não posso deixar de lembrar do passado. Lembrar de Francisco de Lima Furtado e Francisca da Silva Furtado, meus pais, que são exemplos muito importantes para mim. Lembro de uma frase de Fernando Pessoa: ‘Tenho em mim todos os sonhos do mundo’. Quando eu era mais novo, no bairro da Estação, em Sousa, eu via os trens passando na porta da minha casa e sonhava com muitas coisas, que jamais pensei que poderiam acontecer e acabaram acontecendo. E digo para vocês, como um jovem da periferia do Sertão paraibano, sou muito honrado de estar aqui neste momento”, discursou.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-governador Roberto Paulino; o presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano; o secretário-chefe da Controladoria do Estado da Paraíba, Letácio Guedes; a vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivanildes da Silva; a superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), Ivanilda Matias; a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Josilda Ramalho; e o representante da OAB-PB, Tarcísio Feitosa.