Notícias

Secretaria de Estado da Educação celebra convênio com Governo Britânico para o programa Skills for Prosperity

publicado: 17/04/2023 14h38, última modificação: 17/04/2023 14h38
capa.jpg

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), celebrou na manhã desta segunda-feira (17), na EEEF Francisco Campos, um convênio que recebe apoio do Governo Britânico, e acontece em parceria com a Fundação Lemann, Nova Escola, Instituto Reúna e British Council, para implantação do Programa Skills for Prosperity na Rede Estadual de Ensino.

O programa Skills for Prosperity é uma iniciativa global do Governo do Reino Unido, com implementação em nove países: Brasil, México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia. No Brasil, o foco é democratizar o acesso a um ensino de inglês de qualidade nas escolas públicas, a partir do olhar do Inglês como Língua Franca (ILF), como explica, Bárbara Cagliari Lotierzo, representante da British Council.

“O projeto visa melhorar o ensino de inglês na rede pública. Nós realizamos uma série de documentos, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e como ela se relaciona com o quadro europeu de línguas. Temos também a formação continuada tanto para professores de línguas quanto para demais professores sobre práticas de ensino. Estamos fazendo tudo isso olhando, principalmente, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e também o Ensino Médio”, explicou Bárbara.

O programa tem por objetivo fortalecer o ensino de inglês nas escolas públicas, e para isso serão implementadas diversas ações, como a produção de materiais didáticos que considerem contextos e realidades regionais e a formação didático pedagógica dos professores.

O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, participou da solenidade e comentou sobre a importância do ensino de Línguas Estrangeiras. “A gente conta com a possibilidade de ter uma formação continuada para nossos professores que há tanto demonstravam interesse por uma ação como essa, e fortalecemos o ensino da Língua Inglesa com essa formação, que vai qualificar o trabalho que fazemos em sala de aula. A Língua Inglesa participa da formação profissional dos nossos estudantes porque abre outras oportunidades para além das oportunidades do nosso próprio idioma”, comentou o secretário.

Já implanto em cinco outros estados brasileiros, na Paraíba, o projeto terá como foco as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, e as ações se iniciarão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos, em João Pessoa.

Karoline Costa, professora de Língua Inglesa da Rede Estadual do Ensino, lembrou a relevância do projeto para os professores. “Essa parceria vai contribuir infinitamente para nosso trabalho em sala de aula e também para o trabalho interdisciplinar e pedagógico. A partir do momento que vemos a Língua Inglesa contemplada dentro de um projeto como esse, outros colegas também veem a importância de aglutinar. E para os alunos, eles vêem a importância de aprender uma Língua Estrangeira, que ainda é um processo que precisamos melhorar”, disse a professora.

Para a celebração do convênio, a solenidade foi apresentada por alunas da EEEF Francisco Campos, e contou com a presença da gerente da 1ª Gerência de Ensino, Wleica Quirino, a Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, a gerente de Ensino Infantil e Fundamental, Tatiany Andrade, e a gerente do Ensino Médio, Audiléia Gonçalo.