Notícias

Secretaria de Educação apresenta ações voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente na Paraíba em encontro do Unicef

publicado: 17/03/2023 09h39, última modificação: 17/03/2023 09h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
unicef 2.jpg
unicef 1.jpg
unicef 3.jpg
unicef 4.jpg

Visando reafirmar o compromisso do Governo do Estado da Paraíva em assegurar a manutenção de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) participaram, nesta quinta-feira (16), de uma reunião com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O encontro contou ainda com a presença de representantes de outras secretarias do governo.

Durante a reunião, foi apresentada e discutida a pesquisa "As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, que visa alertar para a urgência de priorizar políticas públicas com recursos suficientes voltadas às crianças e adolescentes brasileiras.

Representando a SEE-PB, a gerente executiva de Educação Infantil, Tatiany Andrade, ressaltou que o momento foi um importante espaço para manutenção do diálogo com diversos órgãos sobre os desafios de garantir os direitos das crianças e adolescentes.

“A educação tem o seu papel fundamental nessa garantia de direitos. E o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, tem como meta continuar assegurando e garantindo o acesso a uma educação inclusiva, de qualidade, com diminuição das desigualdades educacionais, fortalecendo cada vez mais o processo de busca ativa escolar para possamos diminuir a evasão, o trabalho infantil, e continuar assegurando uma alimentação adequada aos nossos estudantes, promovendo uma alfabetização na idade certa e reduzindo a distorção idade-série”, comentou a gerente.

Ainda em 2021, o Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo e a representante da Unicef no Brasil, Florence Bauer, assinaram um acordo de cooperação para apoio do Fundo ao Estado, com intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas a meninas e meninos. A parceria envolve a colaboração mútua pelo período de 2021 a 2024, para a implementação e acompanhamento de políticas intersetoriais na Educação, Saúde e Assistência Social. Além do Selo Unicef, essa agenda tem um destaque especial na estratégia Busca Ativa Escolar, voltada ao enfrentamento da exclusão, do abandono e da evasão escolar.