Secretaria de Educação distribui 1,4 mil notebooks para trio gestor de escolas estaduais da Paraíba

publicado: 25/09/2023 15h06, última modificação: 25/09/2023 16h28
WhatsApp Image 2023-09-22 at 16.21.05.jpeg

A era digital tem demonstrado cada vez mais sua relevância no campo educacional. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação, através Gerências Regionais de Ensino (GRE), deu início à distribuição de notebooks para o trio gestor das escolas estaduais da Paraíba. Cada trio é composto pelo diretor, coordenador pedagógico e coordenador administrativo financeiro. A iniciativa é parte da Edição de 2022 do Programa Paulo Freire - Conectando Saberes.

No total, a ação vai alcançar cerca de 1300 notebooks que serão distribuídos para gestores de todas as 14 GREs do estado, sendo 656 para diretores, 306 para coordenadores pedagógicos e 306 para coordenadores pedagógicos financeiros. Este programa é um esforço contínuo do Governo do Estado da Paraíba para promover a inclusão digital dos educadores e gestores que estão em pleno exercício de suas funções nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

O Programa Paulo Freire Conectando Saberes, instaurado pela Lei nº 12.057, de 15 de setembro de 2021, é um reflexo da visão do governo estadual da Paraíba e da Secretaria de Estado da Educação. O principal objetivo é garantir que a qualidade do ensino nas escolas estaduais seja aprimorada através da inclusão digital. O uso de computadores pelos educadores e gestores da rede estadual, principalmente no pós-pandemia, é visto como uma ferramenta essencial nesse processo.

Em meio a essa iniciativa, muitos gestores expressaram a importância da tecnologia em sua rotina. Sandra Aparecida de Lima Ferreira, gestora da ECIT Francisco de Assis Gonzaga, localizada na cidade de Prata, mencionou a relevância do notebook para o trabalho e lembrou dos desafios no período de atividades online durante a pandemia. “Após o período pandêmico, continuamos a desenvolver com eficiência um trabalho que necessita desse instrumento. Portanto, o recebimento do notebook veio tornar mais eficiente o trabalho da gestão”, salienta.

Da mesma forma, Ary Prata, gerente da 5ª GRE, que está entregando os notebooks ao trio gestor das escolas durante essa semana, destacou o papel fundamental da valorização dos gestores escolares e da incorporação eficaz das novas tecnologias. “Políticas educacionais adequadas, juntamente com a tecnologia, podem transformar positivamente a educação e colocar a Paraíba em posição de destaque. Juntos, valorização profissional e tecnologia podem transformar positivamente a educação. É isto que o Governo do estado tem feito e é por isto que a nossa Educação coloca a Paraíba no topo”.

Já Edilza Oliveira, gestora da ECIT José Gonçalves de Queiroz, em Sumé, destacou a mobilidade e facilidade que o notebook oferece, permitindo a realização de diversas atividades e apresentações com mais agilidade. Quero muito agradecer ao governador, João Azevêdo e ao secretário Roberto Souza por nos possibilitar esses equipamentos. O notebook me dá possibilidade de mobilidade dentro da escola para desenvolver várias atividades e apresentações com mais facilidade. Quero agradecer a atenção que o governo está demonstrando a educação da Paraíba”,  disse.

Programa Paulo Freire - Além dos gestores, o programa Paulo Freire - Conectando Saberes também destina notebooks para professores de todas as regiões. No primeiro edital, lançado em 2021, 9.518 professores paraibanos aderiram ao programa, com um investimento de R$ 48 milhões. Em 2022, um novo edital foi lançado para atender aos professores que não conseguiram participar da edição anterior. Para esta segunda etapa, foram adquiridos, por meio da SEE-PB, mais de 3.700 equipamentos, resultando em um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões.