Protagonismo estudantil: na Capital, eletiva promove engajamento e transforma estudantes em autores de livro antirracista

publicado: 19/07/2024 12h34, última modificação: 19/07/2024 12h34
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.37_881355cc.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.36_338ff09f.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.37_927f8cbc.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.36_48d82e0f.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.37_6f5ca6ee.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.38_5fb1cc49.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.38_03a35bad.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.37_58bad85d.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.37_256a0c90.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 12.26.37_0a38873c.jpg

Em mais uma culminância de eletiva, a ECIT Raul Córdula, em João Pessoa, promoveu o protagonismo e o engajamento dos alunos, isso durante a solenidade de lançamento do livro "Vidas Negras Importam", uma coletânea de crônicas e biografias produzidas pelos próprios estudantes durante a eletiva "Literatura-se". A solenidade aconteceu nessa quinta-feira (19) e reuniu, além dos alunos, professores, gestores, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), familiares e convidados. O livro conta com 25 histórias que narram experiências de superação, enfrentamento ao racismo e inspiram a luta contra o preconceito.

Cícero Evaristo trabalha na escola como serviços gerais e é pai do aluno Kauã Evaristo, do 2º ano, um dos autores do livro. O jovem senhor, conhecido por toda escola, prestigiou, com orgulho nos olhos, o lançamento do livro. Mesmo sem saber ler, Cícero pode ouvir a história de seu filho lida, na íntegra, por um dos professores. “Eu sempre soube que ele era inteligente, mas superou todas as minhas expectativas. Estou muito orgulhoso do que ele construiu. É uma felicidade que não cabe no peito. É um prazer ser seu pai”, disse olhando o filho nos olhos.

Kauã, amante do futebol, escreveu sobre a história do jogador Vinícius Júnior, que foi vítima de racismo durante um jogo de futebol na Espanha. “Foi maravilhoso abordar a consciência negra e conseguir produzir um livro que fala amplamente sobre esse tema. Escrever e ver o resultado foi uma experiência incrível. Eu escrevi sobre a história de um jogador de futebol que sofreu racismo e conseguiu superar isso, realizar grandes feitos e alcançar seu sonho. Pesquisei bastante sobre ele, vi entrevistas e me inspirei na trajetória dele. Não foi fácil, mas não desisti e continuei até conseguir encerrar a história. E hoje poder estar aqui, no nosso lançamento, é uma felicidade enorme”, conta.

Durante a solenidade, o gestor da escola, Igor Machado, fez uma abertura enfatizando a importância do lançamento do primeiro livro produzido pela instituição. "Este evento é um marco para nossa escola. Estamos orgulhosos de ver nossos alunos engajados em temas tão relevantes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva", afirmou Igor. A recepção foi realizada pelas alunas Sophia Alves, Nataly Vitória e Sarah Tereza, e a apresentação e condução ficou a cargo dos estudantes Mychelly e Daniel. A apresentação de um vídeo produzido pela aluna Sophia Bianchi sobre o processo de produção complementou a introdução ao evento.

Ainda durante a solenidade, a professora Rosângela Duarte e o editor Magno Nicolau participaram de um bate-papo onde discutiram a importância da temática antirracista abordada no livro. Rosângela destacou o desafio de cultivo da leitura em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. “Foi emocionante ver alunos que nunca tinham lido um livro dedicando 40 minutos à leitura”, relatou. Ela também ressaltou que o livro não ficará restrito aos muros da escola e que já está preparando uma versão digital para agosto, com novas histórias de estudantes que não puderam participar da versão impressa.

Os depoimentos dos alunos foram um dos pontos altos do evento. João Vitor, do 2º ano, contou sobre sua experiência ao se ver como autor de um livro. “Nunca imaginei ter meu nome como autor de um livro. Foi um desafio enorme, mas consegui superar”, disse João. A aluna Marielly Vitória de Sousa também expressou gratidão pela oportunidade de participar do projeto. “Foi uma das coisas mais incríveis que fiz este ano”, afirmou Marielly, ressaltando a importância do tema abordado no livro.

A mãe da estudante Maria Paula, Socorro Paulino, também deu um depoimento emocionado, destacando a satisfação de ver sua filha engajada em um projeto tão significativo. “Ver minha filha se envolver em um projeto tão significativo e saber que ela está recebendo uma educação que a prepara de forma integral me deixa muito satisfeita. É um momento de orgulho e realização. É uma verdadeira satisfação. Em um contexto onde muitas vezes se fala de insatisfação com a rede pública, na escola pública eu vejo minha filha ser contemplada com uma educação de qualidade, que vai além. Significa muito”.

Outro destaque entre os escritores foi a aluna Kelly Kawanny, que escreveu uma história inspirada na luta contra o racismo na escola. "Eu criei uma personagem chamada Mônica, que enfrentou o racismo com o apoio de sua avó. Foi uma experiência incrível que despertou em mim o desejo de escrever mais", declarou Kelly. Ela disse também que a eletiva de Rosângela foi fundamental para sua motivação e desenvolvimento como escritora.

A solenidade terminou com uma sessão de autógrafos, onde os estudantes, agora autores, puderam celebrar o resultado de seu trabalho com familiares e colegas. "Foi uma experiência riquíssima e muito ímpar dentro da escola. Os alunos ficaram encantados em poder participar dessa", concluiu a professora Rosângela Duarte, agradecendo pelo apoio à produção e destacando a importância de continuar incentivando a leitura e a reflexão crítica entre os estudantes.