Notícias

Projeto de Parque Ecológico com estação de tratamento de água é apresentado por estudantes na Câmara Municipal de Vereadores de Guarabira

publicado: 07/08/2023 09h19, última modificação: 07/08/2023 09h19
1 | 4
Foto: Divulgação
2 | 4
Foto: Divulgação
3 | 4
Foto: Divulgação
4 | 4
Foto: Divulgação
WhatsApp Image 2023-08-04 at 09.24.28.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-04 at 09.25.25.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-04 at 09.24.28 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-04 at 09.25.52.jpeg

Estudantes da ECIT Dom Marcelo, em Guarabira, no Agreste paraibano, apresentaram na última quinta-feira (3), na Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de um Parque Ecológico com Estação de Tratamento do Canal Juá, que passa por bairros do município. O projeto foi premiado em 2022, na 2ª fase do programa Ouse Criar da Secretaria de Estado da Educação.

As estudantes da 2ª série do Ensino Médio, Thaina Fernandes, Enayle Vitória, Evenny Vitória, Emanuelly Vitória e Maria Vitória que compõem a equipe DFive, foram convidadas para apresentarem o projeto, durante a palestra do expert em inovação na gestão pública e em cidades inteligentes, André Agra. O evento teve a presença dos vereadores, secretários municipais e o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo.

As cinco estudantes desenvolveram o projeto Parque Ecológico com Estação de Tratamento no Canal Juá, nas aulas dos cursos Análises Clínicas e Informática com a orientação do professor José Sérgio.

Na apresentação, as alunas explicaram a problemática que se tornou o Canal do Juá. De início, o Canal foi construído para o escoamento das águas pluviais e no decorrer dos anos, foram instalados esgotos domésticos, deixando água poluída e com mau odor prejudicando a população e também a natureza. No projeto, a indicação da construção do Parque é de forma sustentável com utilização de recursos naturais. Como a estação de tratamento da água que será composta por areia, brita e outros elementos.

“As águas pluviais estão sendo descartadas devido a mistura com o esgoto doméstico, por isso colocamos no projeto o tratamento com decantação e filtragem da água, que também seria com materiais naturais como areia e brita. Um teste foi feito e notamos que a água sai limpa e sem odor”, explicou a estudante, Enayle Vitória.

Antes da apresentação, o também professor e palestrante, André Agra, visitou as instalações da escola Dom Marcelo, onde conheceu as estudantes. “André veio a Guarabira para ministrar uma palestra sobre sustentabilidade e meio ambiente, e visitar nossa escola. Ele já conhecia o projeto das nossas estudantes e convidou para a apresentação”, detalhou a gestora do ECIT Dom Marcelo, Betânia Barros.

Ainda durante o encontro na Câmara de Vereadores foi sugerida uma reunião entre as estudantes e o executivo municipal para uma nova apresentação e verificar a viabilidade da implantação do projeto.