Projeto de escola Estadual de Santa Cecília é selecionado para participar de Encontro Nacional Educação no Trânsito

publicado: 09/11/2023 15h48, última modificação: 09/11/2023 15h48
WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.16.39.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.28.42.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.29.31.jpeg
_MG_9792.JPG

O projeto ‘Educandos no Trânsito’ da Escola Cidadã Integral (ECI) Antônio Francisco Gomes do município de Santa Cecília, no Agreste paraibano, foi selecionado para participar no dia 08 de dezembro de 2023, do Encontro Nacional ‘Educação Viária é Vital’ promovido pela Fundación Mapfre Seguros, em São Paulo (SP). O projeto desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa, Adriel Santos, envolveu 145 estudantes de todas as séries do Ensino Médio da escola.

O projeto ‘Educandos no Trânsito’ tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a responsabilidade social e trazer conhecimentos voltados ao trânsito e valorização da vida. Entre ações desenvolvidas, os estudantes produziram redações sobre o tema “Caminhos para a promoção da cultura de paz e direitos humanos no trânsito” para o Programa Desafio Nota 1000 da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (DETRAN-PB).

Também foram produzidos cordéis, desenhos, acolhimento, aulas temáticas, palestras sobre segurança viária e mobilizações voltadas para acessibilidade no entorno da escola.

As atividades produzidas pelo projeto foram inscritas na plataforma do Programa ‘Educação Viária é Vital’, e passaram por uma avaliação envolvendo outros trabalhos de escolas de todo país. O ‘Educandos no Trânsito’ foi selecionado como destaque regional e está concorrendo a um prêmio nacional que será divulgado no dia do encontro.

O professor responsável pelo projeto, Adriel Santos, afirmou que o trabalho de toda comunidade escolar está sendo reconhecido. “Estamos representando não apenas nossa escola, mas também a querida cidade de Santa Cecília e a Paraíba. O nosso projeto poderá até ser referência para todo o país. Agradeço aos alunos, professores e a equipe gestora na pessoa de Maria Cecília Soares e do Grêmio Estudantil”, afirmou.

O estudante e presidente do Grêmio Estudantil da escola, Júlio Cesar Barbosa, frisou a importância de ações sobre o trânsito. “Tal destaque representa muitíssimo para nossa escola e toda comunidade escolar, tendo em vista a sua contribuição para sociedade e a nossa formação educacional no trânsito da nossa cidade” disse.

O ‘Programa Educação Viária é Vital’ desenvolvido pela Fundación Mapfre incentiva atividades que contribuam com a redução de acidentes de trânsito por meio de projetos idealizados por estudantes matriculados nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio e também por professores.