Notícias

Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2023 tem 47 estudantes paraibanos selecionados para a primeira fase

publicado: 21/07/2023 08h45, última modificação: 21/07/2023 08h50
Capa

A Câmara dos Deputados divulgou na última terça-feira (18) os resultados dos inscritos no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023. Na Paraíba, 47 estudantes de todas as regiões estão aptos a participar. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos estados. Dirigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, o programa busca promover a participação política e cívica dos estudantes do Ensino Médio e propiciar a vivência do processo político e democrático.

O Parlamento Jovem Brasileiro oferece aos participantes um aprendizado diferenciado sobre política, democracia e vivência do trabalho legislativo. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de fomentar discussões sobre problemas locais e suas relações com políticas públicas nacionais, levando para a Câmara dos Deputados os desejos e anseios de outros jovens e suas comunidades. O programa é dividido em três etapas (local, estadual e nacional) e a temática escolhida para a edição de 2023 do PJB é "A educação que queremos".

Nesta etapa local, os 47 estudantes selecionados da Paraíba terão a chance de participar de uma jornada de aprendizagem cidadã coordenada pelos servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara. Após esse processo formativo, os estudantes escolhidos para a etapa nacional, que acontece em dezembro, viajarão para Brasília, com todas as despesas de passagem, hospedagem e alimentação custeadas pelo legislativo. Na capital federal, eles enfrentarão o desafio de ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, contribuindo para a elaboração de uma Carta do PJB destinada à Câmara dos Deputados. Também terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do Congresso Nacional e participar de debates e discussões sobre temas de relevância nacional. Ao final, os participantes receberão um diploma de deputado(a) jovem e poderão ingressar no programa de embaixadores do Parlamento Jovem Brasileiro.

Entre os representantes da Paraíba nesta primeira etapa destaca-se Haldrey Dickson Faustino da Luz, estudante do 3º ano do Ensino Médio da ECIT Burity, localizada na 14ª Gerência Regional de Ensino. Ele é um dos selecionados para participar da Jornada da Aprendizagem Cidadã. Durante sete semanas de muito aprendizado, Haldrey e outros paraibanos terão acesso a conteúdos online, realizarão pesquisas e mergulharão em problemáticas locais, participando de encontros síncronos, lives e enfrentando desafios que os prepararão para a experiência.

"Minhas expectativas estão muito altas. Eu estou muito feliz de estar participando disso. Estar nessa fase local já é algo muito importante. É uma coisa que eu queria muito, até porque eu sempre gostei de parlamento, de participar, de falar com outras pessoas, de ajudar, e eu estou muito feliz de poder fazer isso e de dar voz a outras pessoas e aos seus anseios", adianta o estudante Haldrey Dickson.

A gestora da ECIT Burity, Regina Coelly, destaca a importância de incentivar os alunos a participarem de programas como esse, que proporcionam um aprendizado significativo e enriquecedor para a vida dos estudantes. “Nossa escola tem desempenhado um papel fundamental ao incentivar os estudantes a participarem de programas como o Parlamento Jovem Brasileiro, dentre outras iniciativas governamentais. A ECIT reconhece a importância de oferecer oportunidades de aprendizado para além da sala de aula, e compreende que a participação nesses programas pode ter um impacto significativo no desenvolvimento dos jovens como cidadãos autônomos, solidários e competentes.”, afirma.

Confira a lista completa dos estudantes selecionados clicando aqui.