Notícias

Professores da Rede Estadual participam de curso intensivo nos Estados Unidos pelo programa PDPI da CAPES e Comissão Fulbright

publicado: 01/07/2019 16h31, última modificação: 01/07/2019 16h31
Professores EUA.jpeg

Doze Professores de Inglês da Rede Estadual estão participando de um curso intensivo de seis semanas nos Estados Unidos. O curso começou nessa segunda-feira (01) e vai até o dia 9 de agosto de 2019, realizado pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI). O Programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

O objetivo do curso é o fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas: compreender, falar, ler e escrever em inglês, além de, ampliar a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma e promover o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem.

Os professores farão três modalidades de curso: Aprimoramento em inglês, em nível intermediário I; Aprimoramento em inglês, em nível intermediário II; Desenvolvimento de Metodologias, destinado a professores que possuam nível avançado em língua inglesa.

 Ao retornarem, os professores deverão desenvolver ações na escola em que estão lotados, colocando em prática o que aprendeu na sala de aula, além disso, eles apresentarão um relatório dessas ações para a CAPES. 

 Para a professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros, em Patos, Aline Mayara do Nascimento, o Programa é fundamental porque oferece curso voltados a professores de língua inglesa. “O programa nos permite um aperfeiçoamento tanto nas questões do domínio da língua, quanto na forma e nas metodologias que a gente vai usar para repassar para os nossos alunos.  É uma oportunidade única da gente poder ter uma melhoria significativa do nosso inglês, pela disciplina de pronúncia, e isso é uma forma de ajudar para que a gente tenha realmente uma proficiência, aperfeiçoando as aulas de inglês na rede estadual”, falou.

 

Em todo Brasil 486 professores participarão do aperfeiçoamento e serão divididos em 17 universidades nos Estados Unidos.