Notícias

Paraíba se faz presente em evento de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

publicado: 13/06/2023 10h25, última modificação: 13/06/2023 10h25
52970130720_f9fa723f7e_k.jpg

- Foto: Luis Fortes Fotografo

O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, esteve representando o Governo do Estado, nesta segunda-feira (12), em Brasília, durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). Participaram da solenidade de assinatura do compromisso o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, além de parlamentares, governadores, secretários, prefeitos, vereadores e professores de todas as regiões do país.

Integrante da nova política de alfabetização brasileira, o Compromisso tem o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE); e, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, já havia lançado, no dia 18 de maio, um pacto pela alfabetização das crianças paraibanas. O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba envolve formação de professores, entrega de material didático complementar e estímulo às melhores práticas educacionais. O objetivo é exatamente assegurar que todas as crianças alcancem a alfabetização na idade correta. A avaliação de fluência leitora de 42 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, como primeira etapa do pacto, foi iniciada nesta segunda-feira e segue até o dia 23.

O secretário Roberto Souza destaca que o compromisso lançado pelo Governo Federal vem para somar com as ações que vêm sendo realizadas na Paraíba. “Esse programa visa alfabetizar as crianças de todo o país na idade certa. É um programa que é semelhante ao nosso. Na prática, isso significa que a gente vai poder, com recursos e apoio do Governo Federal, fortalecer o programa que nós acabamos de lançar no estado”, informa.

Ainda de acordo com o secretário, essa integração entre os governos vai garantir formação para os professores, material didático, prêmios de reconhecimento para os educadores, além de assegurar que o estado tenha formações com o incentivo de bolsas para os formadores e professores de todos os níveis da Secretaria de Estado, da União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal (Undime) e também as para as secretarias municipais de Educação. “Portanto, é mais uma ação do Governo Federal, em articulação com os estados, para fortalecer e garantir a alfabetização na idade certa”, comemora. 

Durante o lançamento, o presidente Lula ressaltou que o compromisso pela alfabetização é uma ação conjunta que une governo federal, estadual e prefeitos, em torno de ações que visam mudar o quadro revelado pela pesquisa Alfabetiza Brasil, que mostrou que 56,4% das crianças não foram alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, o que representa 1,57 milhão de crianças não alfabetizadas. “Tudo isso é apenas o começo de uma grande construção coletiva, de uma tarefa que continuará exigindo os esforços de cada um de nós. Em troca, ganharemos a certeza de que estamos cumprindo o nosso dever de não deixar nenhuma criança sem exercer o sagrado direito de ser alfabetizada”.