Paraíba discute futuro da merenda no I Encontro de Conselhos de Alimentação Escolar do Nordeste

publicado: 06/12/2023 14h47, última modificação: 06/12/2023 14h48
Encontro de Conselho de Alimentação Escolar no Nordeste_Delmer Rodrigues (3).jpg
Encontro de Conselho de Alimentação Escolar no Nordeste_Delmer Rodrigues (8).jpg
Encontro de Conselho de Alimentação Escolar no Nordeste_Delmer Rodrigues (9).jpg

O Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizado no bairro de Mangabeira, está sediando nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07) o I Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região Nordeste. O evento reúne conselheiros, nutricionistas e gestores para discutir a relevante temática da alimentação nas escolas. Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, esteve presente representando o Governo do Estado da Paraíba. Além dele, participam do evento representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, entre outros. Cerca de 600 pessoas dos nove estados nordestinos são esperadas durante os dois dias de evento, fortalecendo o diálogo sobre a alimentação escolar.

O encontro é realizado pelo Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa. O fórum foi criado após reunião de conselheiros municipais e estaduais durante o encontro nacional organizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que aconteceu em 2010, na cidade de Salvador. Desde então reúne representantes para debater melhorias na alimentação escolar com uma comissão nacional composta por representantes das cinco regiões do país, de acordo com a portaria 280/2011 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Durante o discurso de abertura, o secretário Roberto Souza destacou a necessidade de garantir infraestrutura básica para a educação, incluindo transporte, prédios adequados, formação de professores e, principalmente, refeições e alimentação de qualidade para os estudantes. Ele parabenizou a iniciativa do encontro e saudou os presentes, reconhecendo o papel fundamental dos Conselhos de Alimentação Escolar na gestão da política pública.

“Existe um compromisso do governador João Azevedo, do governo do Estado da Paraíba, da Secretaria do Estado da Educação, de qualificar a oferta do serviço de alimentação escolar nas nossas escolas da rede estadual, e os conselhos de alimentação colaboram na gestão dessa política pública. O trabalho de vocês ajuda a nós que somos gestores a entregar uma alimentação de prioridade, a fazer uma oferta de prioridade. A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba é grata ao Conselho de Alimentação Escolar por estar sempre nos alertando sobre todos os desafios e os problemas que ainda se apresentam nas nossas escolas. E isso acaba trazendo informações para que a gente transforme os problemas em políticas públicas para corrigir essas situações”, reforçou o secretário.

O evento segue durante os dois dias com atividades essenciais para a discussão e aprimoramento da alimentação escolar. Neste primeiro dia os representantes participam de palestras sobre o trabalho dos Conselhos de Alimentação Escolar e a experiência do Rio de Janeiro, além de abordagens sobre a organização dos conselhos, vigilância sanitária nas escolas e a experiência na agricultura familiar. Já o segundo dia contempla palestras sobre a alimentação escolar em João Pessoa, compra da agricultura familiar, licitações, e o papel do nutricionista e sua articulação com o controle social. O evento será encerrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, reforçando a abordagem abrangente e informativa proporcionada pelo encontro.

O | Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região Nordeste evidencia a colaboração entre os setores público e privado na busca por soluções para os desafios da alimentação escolar, reforçando o comprometimento com uma oferta de qualidade. O evento é uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado, promovendo avanços significativos na gestão da merenda na região Nordeste. “As pessoas vão vir para debater, discutir esse tema tão importante. Vamos tratar essa questão da alimentação escolar não só aqui do estado, mas também na região Nordeste. São cerca de 600 pessoas construindo um futuro melhor através da melhor alimentação para os estudantes”, afirma Marcelo Colonato, coordenador-geral do Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar.

Além dos representantes da SEE-PB e do Fórum Nacional, o encontro conta com a participação de diversas autoridades representativas, entre elas Vivian Maria Vasconcelos, presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar da Paraíba; Ricardo Leandro, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de João Pessoa; e Samuel Paulino Rodrigues Maciel, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região. Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura e o ministro Paulo Teixeira temos Milton Fornazieri; Georgia Pontes, representando a secretaria de Educação do Município de João Pessoa; e Luiz Nicomedes de Figueiredo Neto, promotor da Defesa da Educação de João Pessoa.