Notícias
Mais 99 estudantes intercambistas paraibanos embarcam para o Reino Unido pelo Programa Conexão Mundo
Na busca por novos horizontes na educação, 99 estudantes das escolas estaduais da Paraíba estão embarcando, nesta sexta-feira (04), para o Reino Unido, por meio do programa Conexão Mundo. O programa, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação, tem como objetivo proporcionar uma imersão internacional e experiência de aprendizado aos jovens estudantes durante o período de três meses.
A edição de 2023 do projeto Conexão Mundo teve início nos primeiros meses deste ano. Com o envolvimento de 3.744 estudantes, a primeira fase concentrou-se no ensino das línguas Inglesa e Espanhola, capacitando-os para a etapa seguinte, que decorreu entre abril e maio. Nessa segunda fase, os estudantes passaram por um estudo direcionado, culminando na aplicação de uma prova de conhecimentos em junho.
Dos 1.714 estudantes que avançaram para a segunda fase, 400 foram aprovados para vivenciar a experiência de um intercâmbio internacional, sendo a terceira e última etapa do projeto. Dos 400 estudantes aprovados que se destacaram no processo de seleção conduzido nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), 300 já realizaram seu intercâmbio para Espanha, Reino Unido e Chile. A distribuição dos estudantes foi feita entre várias instituições na modalidade de Formação Profissional, Primeira Chance, Curso de Idiomas e Ensino Médio Internacional. Os 99 estudantes que estão viajando ao Reino Unido fazem parte desse grupo, marcando um novo capítulo em suas trajetórias educacionais.
Atuando diretamente com o Conexão Mundo, o representante da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil, Valdeir Silva, explica que os estudantes vão ser distribuídos entre instituições de Gales e da Inglaterra. “Eles vão viver uma experiência pelos próximos três meses de imersão na língua, de convivência com pessoas nativas e não-nativos, vão ter experiências do ensino médio internacional com estudantes de todo o mundo nas instituições que eles estarão. Eles estão muito animados com toda essa experiência”, conta Valdeir.
O Conexão Mundo é parte fundamental das políticas públicas do Programa de Internacionalização da rede estadual de ensino. Ele se propõe a promover a cooperação internacional, a formação qualificada e estratégica, além do desenvolvimento científico e tecnológico no estado da Paraíba. A expectativa é que os estudantes, ao retornarem, possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas escolas e comunidades, contribuindo para a melhoria contínua do ensino e a formação de uma geração de cidadãos globalmente conscientes e preparados.
“Minhas expectativas são de conseguir melhorar o meu inglês, talvez ficar fluente, estudar bastante, ganhar bastante experiência, conhecer pessoas novas, lugares novos, aprender novos hábitos e a me comunicar melhor, perder um pouco da timidez e também aproveitar toda a experiência do intercâmbio, desde estar aqui no aeroporto até o aprendizado da língua inglesa”, diz o estudante Danilo Geraldo, da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, em Alagoa Nova, já preparando os documentos para o embarque.
Em um até logo emocionante, os intercambistas se despediram das famílias e embarcaram em mais uma aventura de aprendizado proporcionada pelo programa. “Estamos com muito orgulho do nosso filho. A gente fica um pouquinho triste porque vai para longe, mas estou muito orgulhosa. Eu tenho certeza que vai ser bom para ele, para o aprendizado dele e vamos ficar aqui no aguardo para quando ele voltar cheio de experiências novas. A viagem dele nos deixa muito felizes, um pouquinho com saudade, mas estamos torcendo muito por ele e por todos”, falaram Jasiane Farias e Alexsandro Cavalcante, pais do aluno Lucas Mikael, da ECIT Papa Paulo VI, em João Pessoa.