Notícias

Gestores e presidentes de Conselho Escolar da 11ª GRE participam de formação sobre prestação de contas da merenda escolar

publicado: 18/07/2023 15h12, última modificação: 18/07/2023 15h12
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-07-18 at 13.02.16.jpeg
WhatsApp Image 2023-07-18 at 13.02.28.jpeg
WhatsApp Image 2023-07-18 at 13.03.31.jpeg

Gestores, presidentes de Conselho Escolar e professores que integram a 11ª Gerência Regional de Ensino, com sede no município de Princesa Isabel, participam, nesta terça-feira (18), de uma formação e treinamento intitulado "Superar é preciso, se capacitar é decisivo". O evento é promovido pela Gerência Operacional de Assistência ao Estudante (GOAE) da Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de capacitar os participantes e fornecer todas as informações necessárias para a execução adequada da prestação de contas referente à merenda escolar dos estudantes da rede pública de ensino.

As aulas e oficinas estão sendo conduzidas pelo gerente Flávio José Farias Barros, e pela equipe da Gerência Executiva de Assistência Escolar Integrada (GEAESI), no auditório da sede da 11ª GRE. Durante o treinamento, estão sendo abordadas questões relacionadas aos recursos disponíveis e às exigências para a realização das prestações de contas.

A gerente da 11ª GRE, Vanilda Barbosa dos Santos, explica que a formação é uma necessidade uma vez que, após a pandemia, alguns recursos tiveram seus valores alterados e houveram mudanças na Lei de Licitações. “Por exemplo, as escolas regulares passaram a receber uma quantidade maior de recursos, entre outras novidades. Então, acredito que é necessário esclarecer essas informações para realizar as prestações de contas de forma correta e utilizar adequadamente esses recursos federais e estaduais. Houve essa demanda e a equipe está aqui para esclarecer todas as dúvidas dos gestores e dos presidentes dos Conselhos. As oficinas sobre como fazer as prestações de contas corretamente vão evitar prejuízos ao erário”, conta a gestora. Vanilda ainda salienta que a formação foi bastante procurada pelos gestores escolares da região.

O treinamento promovido pelas equipes da SEE-PB visa atender as necessidades dos gestores e busca fornecer as informações necessárias e capacitar os profissionais da educação para garantir uma prestação de contas adequada e transparente dos recursos destinados à merenda escolar. Com o conhecimento adquirido, espera-se que os gestores e demais envolvidos possam otimizar a utilização dos recursos, contribuindo para o bom funcionamento das escolas e para o desenvolvimento educacional dos estudantes paraibanos.

A 11ª GRE abrange sete municípios paraibanos, entre eles Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra, e todos estão sendo representados durante o treinamento.