Notícias

Festival Arte em Cena realiza finais da Etapa Estadual e premia escolas da Rede Estadual

publicado: 03/04/2023 09h27, última modificação: 03/04/2023 13h46
1 | 10
2 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
3 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
4 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
5 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
6 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
7 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
8 | 10
Foto: Delmer Rodrigues
9 | 10
10 | 10
capa.jpg
Arte em Cena João Pessoa_Delmer Rodrigues (6).jpg
Arte em Cena João Pessoa_Delmer Rodrigues (13).jpg
Arte em Cena João Pessoa_Delmer Rodrigues (21).jpg
Arte em Cena João Pessoa_Delmer Rodrigues (24).jpg
Arte em Cena João Pessoa_Delmer Rodrigues (39).jpg
Arte em Cena Campina Grande_Delmer Rodrigues (9).jpg
Arte em Cena Campina Grande_Delmer Rodrigues (17).jpg
DSC_7204.jpg
DSC_7421.jpg

O Festival de Arte e Cultura na Escola – “Arte em Cena”, que em 2022 homenageou o poeta Augusto dos Anjos com o tema “Augusto Presente: Avatares do Eu no Metaverso Criativo”, realizou a grande final da Etapa Estadual do programa. Os eventos aconteceram em Campina Grande, no último dia 24 de março; e em João Pessoa, nesse sábado (1º) e domingo (2). Neste ano, a finalíssima do festival teve como novidade a apresentação do espetáculo ‘Epopeia Augustiana’, que foi encenada nas duas cidades onde aconteceram as finais. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB).

Escolas - No total, 95 escolas competiram por smartphones e medalhas, em cada uma das linguagens, nas três modalidades do Arte em Cena, festival que engloba, além das escolas regulares, que ofertam o 8º e 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, as que oferecem os Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos e a Socioeducação (por meio do festival EJA em Cena), as instituições que ofertam Educação em Prisões (por meio do festival Arte que Liberta). Em Campina Grande, foram conhecidas as escolas e os estudantes vencedores nas linguagens de Dança, Audiovisual, Literatura e Fotografia; em João Pessoa, as escolas e estudantes vencedores nas linguagens de Teatro, Música e Artes Visuais.

A Epopeia Augustiana - Do grego epopoiia (epos: verso heroico; poiein: fazer, feito), a epopeia, estrutura poética de gênero narrativo, exaltando ações nobres e feitos heroicos, foi a forma que inspirou a Comissão Estadual do Festival Arte em Cena a criar uma dramaturgia repleta de memória e afeto, em torno da vida e da obra do poeta Augusto dos Anjos (1884-1914), um dos escritores mais inventivos de sua geração e de toda a nossa literatura. Trata-se de uma grande celebração não apenas a Augusto dos Anjos e aos personagens de seu universo mítico, mas também à percepção criativa dos estudantes e professores tutores que se apropriaram da obra do poeta, interagindo com essa atmosfera durante o festival.

Vencedores - Nas categorias de Campina Grande, os vencedores foram os seguintes: 

  • Categoria Audiovisual - ECIT João Úrsulo (12ª GRE)

  • Categoria Dança - ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (4ª GRE)

  • Categoria Fotografia - EEFM Senador Humberto Lucena (2ª GRE)

  • Categoria Literatura - ECI Doutor Tercilio Teixeira da Cruz (2ª GRE)

Nas categorias de João Pessoa, os vencedores foram:

  • Categoria Artes Visuais - ECI Manoel Honorato Sobrinho (5ª GRE)

  • Categoria Música - ECIT Severino Dias de Oliveira Mestre Sivuca (1ª GRE)

  • Categoria Teatro - ECIT Padre Hildon Bandeira (1ª GRE)

O Festival Arte em Cena - O Festival de Arte e Cultura na Escola – "Arte em Cena" é uma ação criada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) regulamentada pelo Decreto Estadual nº 40.000 de 15 de janeiro de 2020, com o objetivo de incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades da Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional.

Estão aptas a participar do festival todas as escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que ofertam 8º e 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (modalidade Arte em Cena), Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos (modalidade EJA em Cena), Escolas de Socioeducação e instituições que ofertam Educação em Prisões (modalidade Arte que Liberta).

O festival é composto de três etapas: a escolar (corresponde às atividades desenvolvidas no contexto de cada unidade de ensino), a regional (corresponde às atividades desenvolvidas por cada uma das 14 GREs, a partir dos festivais regionais) e a etapa estadual (correspondente às finais, este ano realizadas em Campina Grande e João Pessoa).