Notícias

Estudantes observam planetas e satélite por telescópio durante aula prática em Tacima

publicado: 03/08/2023 16h13, última modificação: 03/08/2023 16h13
1 | 3
2 | 3
3 | 3
capa.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-03 at 08.08.39.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-03 at 08.08.25.jpeg

Os estudantes da ECI Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, do município de Tacima, no Agreste paraibano, participaram na noite desta quarta-feira (02) de uma aula de campo de observação do céu. A atividade faz parte da disciplina eletiva ‘Ad Astra: Até As Estrelas’ que envolve astronomia e astronáutica e visa aproximar os estudantes das atividades de cálculo de forma didática e prática, utilizando as disciplinas de física e a matemática como ferramentas.

A iniciativa contou com a participação e supervisão do professor de física, Josenildo Santo, além da parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VIII, em Araruna, e do projeto A Little Astronomy, que disponibilizaram os telescópios.

Durante a aula, 30 estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio puderam aprender como focar o telescópio para observar e diferenciar planetas das estrelas no céu.

No momento da observação foram localizados um satélite que estava de passagem e uma estrela cadente – pequeno corpo celeste que entra em contato com a atmosfera e se incendeia devido o atrito com o ar. Também foram vistos os planetas Vênus, Mercúrio, Marte e algumas constelações do Zodíaco.

Para o professor de física, Davi Lima, as aulas práticas são uma oportunidade de integração entre a teoria e a prática, estimulando a curiosidade e incentivando a formação de uma cultura científica mais ampla.

“Vamos realizar ainda simuladores do céu noturno e do espaço, além de pesquisas no site oficial da NASA e no banco de imagens do James Webb para subsidiar as discussões em sala de aula. Queremos ampliar assim a presença da astronomia no âmbito da escola”, explicou.

Ainda segundo o professor, a aula prática também tem o objetivo de preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e uma mostra regional de foguetes.