Estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcam para o Chile neste semana por meio do projeto Conexão Mundo

publicado: 16/03/2023 09h06, última modificação: 16/03/2023 09h06
capa.jpg

Estudantes da Rede Estadual de Ensino estão embarcando para o Chile durante esta semana para intercâmbios por meio do projeto Conexão Mundo. No total, 99 alunos de várias cidades do Estado vão viajar para o Chile até o fim desta semana. Na noite desta terça-feira (14), 25 estudantes intercambistas participaram de um pré-embarque na Escola Cidadã Integral Técnica Papa Paulo VI, em João Pessoa. O encontro contou com a participação do Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza. Até o próximo domingo (19), outros 74 estudantes embarcarão rumo ao Chile.

João Neto Ferreira é estudante da Escola Cidadã Integral Técnica da cidade de São Bento, no Sertão do Estado. Para o aluno, a experiência de viajar ao Chile é uma oportunidade de abrir novos caminhos profissionais e pessoais. “Nesse intercâmbio eu espero aproveitar ao máximo todas as oportunidades e absorver também o máximo da cultura chilena. Além disso, também pretendo melhorar o meu espanhol e conseguir me tornar fluente nesse idioma”, revelou João Neto.

Os estudantes que vão para o Chile irão participar da modalidade de intercâmbio Ensino Médio no Exterior (High School), que tem duração de seis a oito semanas. Além dos 99 intercambistas que vão ao Chile, outros 118 alunos já viajaram para a Espanha e para o Reino Unido neste ano de 2023, em outras modalidades de intercâmbio.

Fases do projeto - A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificarem para segunda fase, realizada em abril a maio de 2022 com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 foram aprovados para a terceira e última etapa para vivenciarem a experiência do intercâmbio internacional.

Projeto Conexão Mundo – O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização Gira Mundo, modificado pela Lei 11.655/2020, Portaria nº 481/SEECT/PB, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio.