Notícias

Estudantes da ECIT da cidade de Emas conquistam medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras

publicado: 01/08/2023 12h01, última modificação: 01/08/2023 12h01
WhatsApp Image 2023-08-01 at 11.57.00.jpeg

Cinco estudantes do Ensino Médio da ECIT Professora Margarida Remigio Loureiro, no município de Emas, no Sertão paraibano, conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (MSF). As provas foram aplicadas em todos os países participantes no mês de maio e o resultado final foi divulgado nesta segunda-feira (31).

No Brasil, a Olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimentos, e o objetivo da competição é promover o interesse pelo estudo da matemática e pelo trabalho corporativo.

A Olimpíada tem uma única fase, que é a aplicação das provas em cada escola participante. As avaliações foram aplicadas nos dias 22 e 29 de maio deste ano para os níveis: Básico para estudantes da do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental; Júnior para estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e Sênior para estudantes de todas as séries do Ensino Médio.

Os estudantes medalhistas ouro são Maria Clara Rufino Vieira Gomes, Victor Pereira Barbosa, Walesa Alves Vitorino, Adma Kelly Nunes de Marta e Breno Vale Gomes, ambos da 3ª série do Ensino Médio. Todos contaram com o apoio da professora de matemática, Francisca Sobrinho.

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é uma seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Fronteiras, criado em 1990 pela Académie de Strasborg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo Institut de Recherche sur I’Emseingnement des Mathématiques (IREM),m e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede nas cidades de Strasborg e Alsácia, na França.