Estudantes da ECI Prefeito Aguitônio, de Frei Martinho, recebem Kits Delivery de Tecnologia para desenvolver projetos inovadores na escola

publicado: 24/07/2024 10h32, última modificação: 24/07/2024 11h23
WhatsApp Image 2024-07-24 at 10.17.28.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 10.17.27.jpeg

Os estudantes do Ensino Médio da ECI Prefeito Aguitônio Dantas, do município de Frei Martinho, no Agreste paraibano, receberam Kits Delivery de Tecnologia (KDT), por meio do projeto de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Manna BRAx Tecnologias Exponenciais, onde o professor da disciplina de Física Alex Barros é participante. O objetivo nesse curso é desenvolver as atividades estudadas junto aos estudantes da ECI.

Os Kits recebidos pela ECI incluem os jogos de cartas Compinó, AI Flash Cards e Uno Binário; o Greenlife, que consiste em um kit Arduino com sensor de umidade para irrigação automatizada de plantas; o Staking Game, que é um jogo Tetris programado em Arduino com painel LED; um kit de curso de pilotagem de drone; e um kit de robótica com Arduino e motores MannaBot.

De acordo com o professor, Alex Barros, os estudantes terão a oportunidade de mergulhar em atividades inovadoras que integram tecnologia e aprendizado prático, juntamente com o novo laboratório de informática recebido pela escola este ano.

“Esses itens oferecem aos nossos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades em programação, automação, pilotagem de drones e robótica, promovendo a criatividade, o raciocínio lógico, a sustentabilidade e a preparação para os desafios tecnológicos. Essas atividades não apenas enriquecem o conhecimento técnico dos alunos, mas também promoverão o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a inovação”, frisou.

O projeto de residência oferta uma trilha formativa organizada em cinco Microcredenciais em Tecnologias Exponenciais. O objetivo é apoiar atividades com propósito de atrair, estimular e capacitar talentos qualificados em diferentes níveis de escolaridade. Entre os assuntos trabalhados estão inovação em Tecnologias Exponenciais, como IoT, IoD, IoRT, IoE, IA, Jogos, e Computação Quântica, com destaque para a Educação 5.0.

O projeto de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Manna BRAx Tecnologias Exponenciais é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro.