Estudante da Rede Estadual é 1º lugar em concurso de redação da Marinha

marinha-9188.jpg
marinha-9130.jpg
marinha-9156.jpg

A estudante Sara Sophia Nóbrega Roberto, de 16 anos, do 2º ano do ensino médio da ECIT Advogado Nobel Vita, localizada na cidade de Coremas, 7ª GRE, foi a primeira colocada da categoria Ensino Médio no concurso de redação Operação "Cisne Branco", promovido pela Marinha do Brasil (MB).

A premiação aconteceu na Capitania dos Portos, no centro de João Pessoa, nesta terça-feira (12) e contou com a presença do Capitão da Marinha, Ronaldo de Almeida, responsável pela Capitania dos Portos da Paraíba e de José Carlos Ribeiro Pereira, coordenador do programa desafio Nota 1000, da Secretaria de Educação, além de estudantes e professores da rede estadual.

O evento literário acontece em nível nacional e seleciona as melhores redações de alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta edição do concurso, os alunos do Ensino Médio tiveram o tema: “Poder Naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar”.

Sara conta que se preparou muito para escrever a redação. “Passei muitos dias pesquisando para ter o embasamento para poder escrever, conversei com meu professor de história e a professora de portugues, pesquisei mais a fundo o tema e escrevi várias vezes até eu achar que estava bom”, explica como foi a preparação.

Uma parceria firmada este ano entre a Capitania dos Portos da Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação fez a inclusão do tema do Concurso Nacional da Marinha no Programa de Redação Desafio Nota 1000, iniciativa de estímulo à escrita de textos, com foco no Enem, idealizada pelo Governo da Paraíba.

“Dessa forma, foi possível mobilizar todas as escolas estaduais da Paraíba, a fim de que pudessem participar desse concurso, ampliando o repertório dos jovens estudantes acerca da história e das contribuições da Marinha para a independência do Brasil”, explica José Carlos. 236 escolas participaram do concurso.

Como resultado, 123 redações foram classificadas para a etapa estadual. Dessas, as 03 melhores, na categoria Ensino Médio, foram de alunos vinculados à Rede Estadual de Educação.

Sara conta que gosta de escrever e ficou muito feliz com a premiação. “É um estímulo para continuar escrevendo”, diz. “Acho que todos tem capacidade de lutar e conseguir o que acredita. Eu consegui e todos podem conseguir”, finaliza.

Confira a lista de estudantes que têm direito ao recebimento das medalhas pela Marinha.