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Em Pombal, professor usa máquina de impressão 3D para auxiliar no aprendizado da Física
Na EEEFM Arruda da Câmara, localizada no município de Pombal, integrante da 13ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba, uma inovação tem chamado a atenção: o ensino de Física unido à tecnologia de impressão 3D. O responsável pelo projeto é o professor Paulo Diniz, graduado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba. As aulas iniciaram na última semana e devem seguir ao longo do segundo semestre de 2023. Na ocasião, sete estudantes protagonistas foram escolhidos para aprender sobre o manuseio da máquina e repassar o conhecimento para os demais alunos.
O treinamento dos alunos acontece no turno oposto ao das aulas regulares, incluindo todos os aspectos da configuração e operação de uma impressora 3D, desde a densidade até a velocidade de impressão. Como parte do treinamento, os alunos estão imprimindo modelos tridimensionais relacionados à Física, como a icônica estrutura do Empire State Building.
Em um levantamento inicial realizado pelo professor, foi constatado que 90% dos alunos desconheciam a tecnologia e apenas 10% tinham algum conhecimento, mas somente através da internet. Diante disso, com autorização do corpo gestor da escola, Diniz apresentou a impressora para várias turmas, e posteriormente selecionou os sete estudantes dos 2º e 3º anos para um treinamento especial.
O professor também tem utilizado corpos celestes e a figura de Albert Einstein como fontes de inspiração, visando não apenas ensinar os processos de impressão 3D, mas também aprofundar a compreensão dos alunos sobre os princípios da Física. O objetivo é que, uma vez treinados, os sete alunos passem a ensinar seus colegas, transformando-se em multiplicadores do conhecimento. Desta forma, Diniz acredita que pode ajudar a tornar o aprendizado da Física mais dinâmico e compreensível para todos.
“O objetivo central do projeto é se familiarizar com a tecnologia da impressora 3D, que não é algo que encontramos diariamente. O professor, por ser hábil no manuseio da impressora, escolheu cuidadosamente os estudantes para, ao longo do treinamento, produzir peças que auxiliarão colegas com dificuldades na compreensão do ensino de física. Observar peças ligadas aos conceitos que estudamos ganharem vida está sendo verdadeiramente impressionante. Aguardo com expectativa nossos próximos encontros e as futuras criações”, fala a estudante Bárbara Ferreira, aluna do 2º ano.
O professor conta que foi apresentado à tecnologia de impressão 3D por um colega, o professor e doutor Rodrigo Fonseca, durante seus anos de estudo na UEPB. Posteriormente, com o intuito de aprimorar o ensino para alunos que enfrentam dificuldades para visualizar os conceitos abstratos da Física, adquiriu sua própria impressora 3D.
“Existem muitos alunos que têm dificuldade em aprender física, então conversei com esses sete colegas para que eles me ajudassem a ver formas de melhorar o ensino, e torná-lo mais dinâmico para esses estudantes. Este é o projeto que estou construindo na escola Arruda Câmara. A ideia é unir tecnologia e educação de maneira inovadora, colocando os próprios estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem”, explica o professor Paulo Diniz.