Notícias

Em Cajazeiras, disciplina eletiva incentiva alunos do Ensino Médio a ensinar inglês para crianças de escolas públicas

publicado: 21/09/2023 14h30, última modificação: 21/09/2023 14h30
escola.jpg

Na cidade de Cajazeiras, a ECIT Nicéa Claudino Pinheiro, sob a gestão de Lidiane Nascimento, vem se destacando por diversas propostas pedagógicas diferenciadas, entre elas está a eletiva “English for Kids”, coordenada pelo professor Romário Cavalcante. Essa iniciativa visa não apenas aprimorar o ensino da língua inglesa para os alunos do Ensino Médio, mas também fazer com que os alunos repassem esse aprendizado para estudantes do Ensino Fundamental I de escolas públicas da região.

De acordo com a gestora, a ideia é que após os alunos da eletiva serem preparados sobre determinados tópicos em língua inglesa, eles planejem, elaborem materiais e, posteriormente, ensinem esses conteúdos aos estudantes do Ensino Fundamental I, movimentando e auxiliando a comunidade.

O professor Romário Cavalcante, criador do projeto, fundamenta sua proposta na pirâmide de aprendizagem de William Glesser. Este método sugere que uma das formas mais eficientes de reter conhecimento é ensinando-o a outras pessoas. A metodologia é estruturada de maneira que, em uma aula, os alunos da eletiva recebem instruções e orientações sobre os tópicos. Posteriormente, planejem como serão as aulas e, finalmente, ministrem-nas para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I.

Além disso, o professor destaca a influência de seu intercâmbio através do programa Giramundo Finlândia para o embasamento da ideia da eletiva. Observando a aprendizagem centrada no estudante, ele trouxe essa premissa para sua eletiva, dando protagonismo ao aluno na produção de materiais, planejamento e execução das aulas. O educador ressalta ainda a eletiva como uma oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, especialmente a criatividade e o pensamento crítico.

A aluna Júlia Mariana Pereira Da Silva, do 1° ano de informática, vê a eletiva como uma oportunidade de ampliar seu conhecimento em inglês e passar adiante, incentivando o interesse das crianças pelo idioma. Por sua vez, José Mathias Diniz Abreu, colega de Júlia, valoriza a proposta da eletiva voltada para a educação infantil. Ele acredita que, através dessa abordagem lúdica, é possível promover o interesse pelo aprendizado e estimular a criatividade dos mais jovens. “Quando eu vi a ideia da eletiva, eu gostei bastante. É uma excelente oportunidade para estimular o aprendizado de forma divertida. Além disso, permite com que as crianças desenvolvam habilidades específicas”, afirma.

Já Clara Vitória Batista, também estudante do 1° ano de informática, destaca as expectativas sobre a experiência que vai ser proporcionada pela eletiva. “Bom, eu escolhi a eletiva English for Kids pelo fato da experiência que ela estará me proporcionando, que é ensinar para as crianças o que eu aprendi quando eu tinha a idade delas, e isso é muito interessante. Ter essa intimidade com a língua inglesa também pode me ajudar muito futuramente. As minhas expectativas estão lá em cima com essa eletiva, não vou negar.”, conta.

A eletiva English for Kids é, sem dúvida, um marco na educação em Cajazeiras, promovendo uma interação entre diferentes níveis de ensino e colocando o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem. “O compromisso com a formação integral e o estímulo ao protagonismo estudantil são pilares deste projeto que, certamente, trará frutos significativos para a comunidade educacional da região”, diz a gestora Lidiane Nascimento.

ECIT e as eletivas - O Programa de Escola Cidadã integral é um modelo de escola pública implantado na Paraíba em 2016 e que tem a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, e também no Plano Estadual de Educação. Dentro dessa proposta existem também as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT), como a Nicéa Claudino Pinheiro, que têm como diferencial os cursos técnicos. O currículo escolar nessas escolas conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as disciplinas eletivas, a exemplo da English For Kids, que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seus interesses e aptidões.