EducaVale, promovido pela 14ª GRE, começa nesta quinta-feira (25) e terá como foco inclusão e equidade nas escolas da região

publicado: 24/07/2024 10h27, última modificação: 24/07/2024 10h27

A 14ª Gerência Regional de Educação está se preparando para o EducaVale, que acontecerá nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), no auditório da UFPB, Campus IV, em Mamanguape. O evento, que faz parte da I Semana de Ciência e Tecnologia, tem como foco a inclusão e a equidade na educação, reunindo mais de 450 participantes entre professores, gestores e autoridades.

A programação do EducaVale promete ser diversificada e enriquecedora, começando com o acolhimento às 8h da quinta-feira. A abertura oficial contará com uma apresentação cultural organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento de Práticas Educativas (NUDPE), seguida pela mesa de abertura com a presença de autoridades convidadas, como a Secretária Executiva de Administração, de Suprimentos e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Pollyanna Loreto, e a deputada estadual Danielle do Vale. Além disso, todas as secretarias municipais de Educação estarão presentes através de seus representantes.

"Estamos muito animados com a realização do EducaVale. É uma oportunidade única de discutir temas essenciais como inclusão e equidade, que são fundamentais para o desenvolvimento da educação na nossa região. Queremos proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências para todos os participantes," afirmou Gemerson Roque, gerente regional da 14ª GRE.

A palestra principal do primeiro dia será ministrada por Marcos Petry, abordando "Educação Inclusiva com Equidade - O Autismo na Visão de um Autista". Em seguida, workshops temáticos serão realizados, incluindo "O Ensino de Matemática numa Perspectiva Inclusiva", conduzido pelo professor Francisco Guimarães de Assis, e "Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva", com a professora Maria Mabel.

Na parte da tarde, o destaque será o Café Pedagógico, com o tema "Equidade: Um Desafio em Rede", apresentado por Francisco Herbert Lima Vasconcelos, de Sobral, no Ceará. O dia encerra com a palestra "Gestão Escolar com Foco em Equidade", ministrada por Hortência Dias de Souza.

A sexta-feira também promete ser intensa, começando com mais uma rodada de acolhimento e credenciamento às 8h, seguida por uma apresentação cultural. Entre as atividades do dia, destaca-se a roda de conversa "Educadores em Lugares de Poder e Tomada de Decisão", com participação das professoras e atualmente ocupantes de cargos eletivos, Michelle Ribeiro, Eunice Pessoa e Fernanda Nascimento.

A programação inclui ainda a apresentação de casos de sucesso, como o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos, workshops sobre o ensino de português numa perspectiva inclusiva, saúde emocional e bem-estar nas escolas, e a utilização das TICs no ambiente escolar. O evento será encerrado com um Café Pedagógico sobre "Educação Inclusiva à Educação Inter/Multicultural", seguido por uma análise de dados educacionais com foco na equidade, conduzida pelo gerente Executivo de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão da SEE-PB, Herbert Gomes.

“O EducaVale é uma iniciativa pioneira que visa fortalecer o compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, refletindo o empenho da 14ª Gerência Regional de Educação em promover ações que impactem positivamente a comunidade escolar”, acrescenta Roque.