EducaVale encerra primeiro dia com debates sobre inclusão e equidade na educação; encontro se estende até esta sexta-feira

publicado: 25/07/2024 16h54, última modificação: 25/07/2024 16h54

Foto: Rizemberg Felipe

O primeiro dia do EducaVale, promovido pela 14ª Gerência Regional de Educação, foi concluído nesta quinta-feira (25) com uma série de debates e atividades centradas na inclusão e equidade nas escolas da região. O evento, que faz parte da I Semana de Ciência e Tecnologia, reuniu mais de 450 participantes, incluindo professores, gestores e autoridades, no auditório da UFPB, Campus IV, em Mamanguape. A programação continua nesta sexta-feira (26), com diversas palestras e workshops planejados.

Durante a abertura oficial, o Secretário Executiva de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Erivonaldo Alves, destacou a importância de promover a equidade na educação. "Promover a equidade na educação significa garantir que cada estudante, independentemente de sua origem social, contexto ou características pessoais, possa usufruir plenamente do direito ao acesso, participação, aprendizagem e conclusão da jornada escolar na idade adequada. Eliminar restrições de distintas naturezas é fundamental para alcançar esse objetivo", afirmou Alves.

Um dos momentos mais marcantes do dia foi a palestra do youtuber e palestrante Marcos Petry, que abordou o tema "Educação Inclusiva com Equidade - O Autismo na Visão de um Autista". Acompanhado por seus pais, Orlando e Arlete, Petry compartilhou sua experiência de vida e a jornada da família catarinense pelo Brasil, ensinando a entender o autismo. Sua apresentação emocionou o público e trouxe reflexões valiosas sobre a inclusão de estudantes autistas no ambiente escolar.

A professora Líbia Nayane, da ECIT João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, localizada em Mamanguape, destacou a importância do seminário para seu desenvolvimento profissional e a melhoria do atendimento a seus alunos. "Estou gostando muito do seminário e estou tendo uma visão bem melhor de como vou trabalhar a partir de hoje com meus alunos. Tenho um aluno autista e algumas vezes encontro certa dificuldade de lidar com ele, como agir, como interagir. Aprendi muito aqui, principalmente com o palestrante Marcos, sobre como lidar com esses alunos. Acho que vou ajudar mais no aprendizado deles a partir de hoje", comentou Nayane.

O evento também contou com diversos workshops temáticos. O professor Francisco Guimarães de Assis conduziu um workshop sobre "O Ensino de Matemática numa Perspectiva Inclusiva", enquanto a professora Maria Mabel apresentou "Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva". Ambos os workshops proporcionaram aos participantes técnicas e estratégias para adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos.

No período da tarde, o Café Pedagógico com o tema "Equidade: Um Desafio em Rede" foi apresentado pelo secretário Municipal de Educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos. A palestra dinâmica e cheia de interatividade destacou junto aos presentes a importância de uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios da equidade na educação e incentivou os participantes a compartilhar suas experiências e melhores práticas.

O primeiro dia do EducaVale foi encerrado com a palestra "Gestão Escolar com Foco em Equidade", ministrada por Hortência Dias de Souza. A palestra abordou estratégias de gestão que podem ser implementadas para promover a equidade dentro das escolas, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de sucesso acadêmico.

Nesta sexta-feira (26), a programação do EducaVale continuará com rodadas de acolhimento, apresentações culturais e rodas de conversa. Um dos destaques será a roda de conversa "Educadores em Lugares de Poder e Tomada de Decisão", com a participação de professoras que atualmente ocupam cargos eletivos, como Michelle Ribeiro, Eunice Pessoa e Fernanda Nascimento. “O EducaVale vem para encerrar a nossa semana de atividades com debates enriquecedores e troca de experiências entre os professores e gestores da 14ª região. Com certeza vamos ter muitos frutos advindos desses momentos”, afirmou.